sexta-feira, 5 de julho de 2019

Eu creio na vida eterna

Todos os domingos, pessoas ao redor de todo o mundo recitam o Credo dos Apóstolos durante o culto. Durante esse momento especial em nossos cultos afirmamos, "Eu acredito na ressurreição do corpo; e na vida eterna. Amém.” Esta é uma declaração muito importante que foi feita pela Igreja ao longo da história - a crença na vida após a morte.
Temos experimentado tantas mortes nas nossas igrejas, nas nossas comunidades, no nosso país e no nosso mundo, que eu acredito firmemente que não devemos evitar falar sobre este assunto. Embora as pessoas, às vezes, não gostam de falar sobre isso, mesmo assim elas têm suas crenças sobre este tema.
Eu gostaria de compartilhar com vocês alguns resultados de uma pesquisa feita pelo grupo de pesquisa Barna:
A vida após a morte
81% acreditam na vida após a morte de algum tipo.
9% disseram que a vida após a morte é uma possibilidade.
10% afirmam que não há forma de vida depois que alguém morre na terra.
79% concordaram com a afirmação de que "toda pessoa tem uma alma que vai viver para sempre, seja na presença ou na ausência de Deus".
Como você pode ver, a maioria acredita que há algum tipo de vida após a morte. Eles só não têm certeza de que tipo é. É interessante que as pessoas acreditam, mas não têm certeza. Eles têm muitas dúvidas sobre o que vai acontecer depois de morrermos.
Esse é o maior desafio que enfrentamos, quando temos esta dúvida ela vai produzir medo e insegurança sobre o nosso destino. Nossas crenças se tornam apenas um pensamento ou um desejo. Simplesmente esperamos pelo melhor.
Nós não estamos sozinhos neste tipo de sentimento. No Novo Testamento havia uma igreja que enfrentava esta mesma luta. Por causa disso Paulo escreveu uma carta a eles para ajudá-los a elucidar essas dúvidas.  Eles não tinham certeza sobre seu destino final. Queriam saber o que aconteceu com os seus entes queridos que morreram. Paulo, então, decidiu ajudá-los a entender as coisas sobre a vida eterna.
Aqui está o texto: "[13] irmãos, não queremos que você seja ignorante sobre aqueles que adormecem, ou para lamentar como o resto dos homens, que não têm esperança.
[14] acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou e por isso acreditamos que Deus trará com Jesus aqueles que adormeceram nele.
[15] de acordo com a palavra do senhor, dizemos-vos que nós, que ainda estamos vivos, que somos deixados até à vinda do senhor, certamente não precederão aqueles que adormeceram.
[16] porque o próprio Senhor virá do céu, com um alto comando, com a voz do Arcanjo e com o chamado de trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitará primeiro.
[17] depois disso, nós que ainda estamos vivos e somos deixados serão apanhados junto com eles nas nuvens para encontrar o senhor no ar. E assim estaremos com o senhor para sempre.
[18] Portanto, encorajem-se mutuamente com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:13-18. "
Este texto é extremamente rico sobre este tópico. É tão rico que nós voltaremos a ele novamente nas semanas que virão.
No Brasil temos um provérbio que diz assim: “para morrer basta estar vivo." Isso significa que tudo que você precisa fazer para morrer é estar vivo. Você não pode fazer nada sobre a morte, a única coisa que você pode fazer é estar vivo. A morte vai encontrar-nos a todos.
É por isso que é tão importante ter certeza de que o que você confessa no Credo dos Apóstolos reflete a confiança do seu coração.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: