terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pessoas que perderam uma grande oportunidade de demonstrar amor

“Eu odeio essa pessoa!” “Eu odeio esse grupo!” “Eu odeio, odeio, ODEIO!” Estas são as palavras, os sentimentos e infelizmente as atitudes que nós estamos vendo mais e mais hoje em dia. Não importa quanto estamos tentando abreviar estes sentimentos e ações, nós estamos assistindo a um aumento do ódio por todo o mundo.
Você provavelmente está assistindo ações de ódio na sua TV, Facebook, Twitter, Instagram, e-mails, etc. Alguns de nós estão experimentando em nossos bairros, onde a violência com base no ódio é crescente. Alguns de nós estão sofrendo isso em nossas próprias famílias, pais contra filhos, maridos contra as esposas e filhos contra os pais.
Ninguém está vacinado contra isso. Parece que todos nós temos o vírus incubado em nós, e quando chega o momento certo, ou o botão certo (ou o errado) é apertado, o ódio se manifesta com toda sua maldade. O que devemos fazer? Como reagir a esse sentimento horrível e mal?
Amor. O amor é a melhor maneira de neutralizar o ódio, violência e maldade. O problema é que às vezes não podemos ver a oportunidade de demonstrar amor que está bem diante de nós. Nós simplesmente não podemos ver. Infelizmente, alguns de nós não querem ver. As vozes do ódio e da maldade são mais fortes que o sussurro do amor.
Em Lucas 10:25-37, temos uma história muito conhecida. É Chamada “A parábola do bom samaritano”. Nesta história, um homem estava indo de Jerusalém para Jericó e foi assaltado por ladrões. Ele foi deixado meio morto na estrada. Na mesma estrada, veio um sacerdote e um levita, pessoas que deveriam conhecer a lei e os requisitos da lei sobre o amor, misericórdia e bondade. No entanto ambos decidiram passar pelo outro lado.
Eles perderam uma grande oportunidade de amar, de demonstrar o amor de Deus a um irmão e a alguém em extrema necessidade. Jesus propositadamente dá a um samaritano, alguém do lado oposto, alguém considerado um inimigo e impuro, a atitude certa para com aquele pobre homem. 
Esta parábola tem muitas aplicações, mas eu gostaria de focar na oportunidade perdida de demonstrar amor. Falamos muito sobre o amor, mas quando se trata de ação temos a mesma atitude daquele sacerdote e o levita.
Talvez, como nós, eles tinham boas desculpas. Eles tiveram um dia difícil no templo, e eles estavam cansados. Talvez eles não estavam prestando atenção na estrada. Eles tinham muitas coisas em suas mentes que os impediram de ver o cara na estrada. Ou talvez eles estavam atrasados para ir para casa. Estava ficando escuro e esse caminho era perigoso. Mas talvez a desculpa era espiritual ou religiosa. Eles não quiseram tocar num morto para que eles não fossem considerados religiosamente impuros.
Como eles, nós também temos muitas boas desculpas para não amar alguém em necessidade. Como eles, perdemos uma grande oportunidade para sermos usados por Deus para ajudar, para servir e para mostrar o amor para aqueles que estão em uma situação calamitosa.
Meu amigo, às vezes Deus colocará você em uma estrada onde alguém vai estar desesperadamente necessitado de amor. Meu conselho para você é: não perca a oportunidade de demonstrar amor.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: