quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Pessoas que perderam uma grande oportunidade de adorar

Não sei se essa tradição ainda é válida hoje em dia, mas quando eu era pastor no Brasil, eu não só tive a experiência de ser convidado para pregar, mas também convidei pregadores visitantes para pregar na minha igreja. Claro que se você não fosse um bom pregador o pastor só iria te apresentar e dar as boas vindas, mas você não seria convidado para pregar ou ensinar. Todos nós podemos entender isso. O pastor da igreja tinha a autoridade para tomar essa decisão no hora, sem consultar os líderes da igreja.
Esta tradição tinha alguns aspectos muito bons; o primeiro é que nós, os pastores, tínhamos que nos manter preparados o tempo todo, pois a qualquer momento poderíamos ser convidados para falar. O segundo aspecto bom é que daria à algumas igrejas, principalmente as pequenas, a oportunidade de, de vez em quando ter um pregador bom e famoso pregando lá. O outro aspecto positivo é que manteria a participação nos cultos alta durante o verão, já que nossos membros nunca saberiam quando eles teriam um pregador de surpresa no domingo de manhã ou à noite.
Isto me lembra a história da Ressurreição narrada por João em João 20:19-29. No primeiro dia da semana, e é por isso que nós temos as nossas principais atividades no domingo, Jesus apareceu aos discípulos pela primeira vez, mas Tomé não estava lá. Isto é o que o texto diz: “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. João 20:24 " Ele perdeu a oportunidade de ver Jesus ressuscitado e adorá-lo.
Todos os domingos, Deus está presente em nossos santuários, não só para ser adorado, mas também para falar conosco, nos tocar e para ouvir as orações do seu povo. As estatísticas nos dizem que uma média de mais de 50% dos membros não frequentam a igreja regularmente. Talvez, como Tomé, eles não acreditam que o Cristo vivo vai estar lá.
Nós nunca sabemos quando Deus terá algo especial só para nós. Nós nunca sabemos quando Ele vai falar conosco de uma maneira específica. Nunca sabemos como Ele vai nos tocar. Na maioria das vezes Deus usa sua Palavra para fazer isso, mas às vezes ele usa o coral, o grupo de música, um cântico, um hino, uma oração, ou um irmão ou irmã para comunicar seu amor, sua graça e sua misericórdia. Mas se não viermos ao culto, como Tomé, perderemos essa grande oportunidade.
Então, meu amigo, faça um esforço extra para ir à igreja e aos cultos, o tanto que você puder. Você nunca sabe o que Deus tem reservado para você.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: