quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Pessoas que perderam uma grande oportunidade de aprender

Quando comparamos o que tínhamos anos atrás com o que temos hoje, parece outra vida, uma totalmente diferente. Muitos de vocês que estão lendo este texto vão se lembrar da máquina de escrever e ir para a biblioteca para obter a informação que você precisava. Hoje, a máquina de escrever foi substituída pelo teclado do computador e a biblioteca pela pesquisa do Google. Ainda tenho muitos livros nas prateleiras, mas eu tenho mais livros em meu computador do que eu tenho em minhas estantes. Aprendizagem mudou.
Hoje não temos mais nenhuma desculpa para não aprender. A informação está ao nosso alcance. Com apenas alguns cliques podemos encontrar tudo o que queremos saber. É claro que temos de ter cuidado onde vamos e o que lemos, mas se formos pacientes poderemos encontrar a resposta certa que estamos procurando. Nosso maior desafio é que esperamos uma gratificação imediata. Queremos as coisas agora, não temos tempo a perder ou não queremos gastar tempo procurando as informações. Parece que estamos o tempo todo com pressa.
Outra coisa que trabalha contra nós é o ritmo rápido da Internet. Não temos apenas uma grande quantidade de informações disponíveis para nós, mas esta informação está em alta velocidade. Tudo está em alta velocidade. Não temos tempo para absorver tudo o que podemos ver e ler. Antes que tenhamos tempo para pensar sobre isso nós já mudamos para a próxima página ou site.
No evangelho de Lucas capítulo 10 versículos 38-42, encontramos uma história muito interessante de duas irmãs, Marta e Maria. Marta, provavelmente a irmã mais velha, abriu sua casa para Jesus. Jesus veio, e como era seu costume, Ele sentou e começou a falar e ensinar. Maria, a irmã mais nova, parou tudo o que ela estava fazendo e ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo o que Ele estava dizendo.
Eu não preciso dizer que Marta ficou muito chateada com sua irmã mais nova e pediu a Jesus para fazer alguma coisa. Esta é a resposta que Jesus deu a ela: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41-42.”
Marta, com seu hiperativismo não conseguia distinguir o que era importante e o que não era. Ela simplesmente perdeu uma grande oportunidade de aprender com o próprio Jesus. Suas prioridades estavam totalmente embaralhadas. Às vezes vamos de um lugar para o outro, estamos clicando e acessando uma página da Web após outra e não temos tempo para deixar o ensino se aprofundar. Antes que a lição possa nos transformar, nós mudamos de canal, ou nos movemos da página onde estamos para outra.
Isto é o que eu chamo de “Síndrome da Marta”. As pessoas estão demasiadamente ocupadas para aprender, meditar, e absorver o que Jesus está dizendo. Elas não têm tempo para sentar aos pés do Senhor e ouvir.
Quando foi a última vez que você separou um momento para encontrar um lugar tranquilo, acalmar-se, abrir a sua Bíblia, ler e meditar lentamente sobre sua mensagem? A Bíblia não é mais um livro grande e desajeitado para você levar onde quer que vá. Hoje em dia você pode ter a Bíblia nos seus telefones celulares ou “tablets”. Você é como a Marta, que está perdendo uma grande oportunidade de aprender com Jesus?
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: