terça-feira, 3 de outubro de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Eu quero voltar!

Você alguma vez se afastou tanto de Deus e de Sua igreja ao ponto de se sentir um estranho à sua própria fé? As pessoas vinham a você e perguntavam sobre o seu Deus, sua igreja e sua fé, e você não tinha nada a dizer?
Essas situações têm a capacidade de trazer sentimentos e memórias que dizem quão importante esse grupo de pessoas era em sua vida e desenvolvimento e o quanto você sente falta delas. Você se lembra de seu professor de escola dominical, os pastores, os presbíteros, os programas, a adoração e a música, até mesmo as mancadas que cada igreja experimenta. Você só gostaria de poder voltar atrás.
No Salmo 42, encontramos um interessante apelo do salmista. Ele está pedindo a Deus para deixá-lo voltar. Ele se encontra em uma terra estranha e diferente e não aguenta mais. Às vezes deixamos por nossa própria vontade, nós não gostamos da igreja; outras vezes nós precisamos mudar por outras razões, tais como escola, trabalho, etc. Mas às vezes deixamos como resultado da vontade de outras pessoas. Este é o caso do salmista. Ele está na Babilônia no exílio. Ele foi levado cativo.
Seu grito é: “Salmo 42: 1-2 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?” Ele quer voltar para Deus. Ele diz, “minha alma anseia por ti, Ó Deus.” Ele quer ter um relacionamento com Deus bom e saudável. Ele tinha tido no passado, e ele quer ter novamente. Às vezes Deus nos permite experimentar um deserto em nossa jornada espiritual, para que possamos lembrar que Ele é a fonte da água viva.
Mas não é só de Deus. Ele sente falta da igreja, das celebrações: “Salmo 42:4 Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.” Quantas vezes você já foi transportado para um tempo esquecido só por ter ouvido um hino ou lido um versículo da Bíblia?
É interessante que as pessoas ao redor do salmista, mesmo não acreditando em Deus, foram usadas por Deus para empurrá-lo na direção de Deus. Eles continuam a perguntar-lhe: “Salmo 42:3 Onde está o teu Deus?” O desafio do salmista é que nesse ponto de sua vida ele se encontra, como diz o mineiro: “entre a cruz e a caldeirinha”. Ele anseia para sair mas a realidade não permite que ele o faça.
O que você pode fazer se você, um membro da sua família, ou um amigo está em uma situação semelhante? O salmista em todo este Salmo nos ajuda a lidar com este tipo de situação. A primeira coisa que ele faz é se lembrar. “Salmo 42:6 ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.” Mantenha as memórias de Deus e desses momentos especiais vivas em seu coração.
A segunda coisa é ter a certeza que Deus te ama e cuida de você. Isto é o que o salmista canta: “Salmo 42:8 Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.” Nunca se esqueça que Deus te ama.
A próxima coisa que aprendemos é apresentar as nossas orações, clamares e pedidos ao Senhor. Se você está enfrentando o exílio de Deus levante a sua voz e peça a Ele para ajudá-lo e deixá-lo voltar para Ele (vs. 9).
Finalmente, nunca perca a esperança. Não importa o quão longe você acha que você está de Deus, tenha sempre esperança que Deus vai agir e mudar sua situação. Duas vezes ele diz isso: “Salmo 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” Esperança permitirá que você cante no meio das adversidades. 
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: