terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Lições de Belém

A pequena vila de Belém está ligada na Bíblia a muitos acontecimentos trágicos, mas existem dois eventos que marcam a cidade na história. A primeira é a cidade onde nasceu Davi, o rei. Ele costumava pastorear o rebanho de sua família ao redor da cidade. Ele foi ungido lá. A segunda e mais importante é onde nasceu Jesus Cristo, nosso Senhor.
Por causa dessa história rica, Belém tem muitas lições para nós, principalmente durante a época de Natal. Deixe-me compartilhar três lições muito importantes.
1. O pão da vida nasceu na casa do pão – Belém significa “casa de pão”. Isto colocou a soberania e a providência de Deus trabalhando juntas. Belém foi uma antiga cidade mencionada no livro de Gênesis. Rachel foi enterrada lá (Genesis 35:19). Mas um evento mais interessante é narrado no livro de Rute: “Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos. Rute 1:1.” Não é interessante que as pessoas tiveram de deixar a casa do pão por causa da fome? A casa do pão não tinha pão. Hoje estamos perante a mesma situação. As pessoas estão com suas mesas cheias de comida, mas seus corações e almas estão morrendo de fome. Eles estão famintos de significado, propósito, alegria e muitas outras coisas, mas a maioria está faminta de fé. As pessoas não acreditam mais, e elas vão usar qualquer desculpa para não acreditar.
Jesus disse: “Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. João 6:35.” Para aqueles que têm fome, Jesus, o Pão da Vida, nasceu na casa do pão.
2. A humildade da encarnação de Cristo – A segunda lição que aprendemos com a Belém é sobre humildade. Aqui temos um casal jovem e simples, que não tinha um lugar para ficar. O filho de Deus está prestes a encarnar neste mundo através daquela menina, e eles têm que se adaptar a uma gruta para esse evento. Paulo escreveu aos Filipenses: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8.” A lição é simplificar. Quando vemos a opulência de nossas celebrações, elas são diametral opostas do primeiro Natal. Jesus, o filho de Deus, nasceu em uma gruta em uma cidade pequena, e devemos aprender a ser humildes com Ele.
3. Pequenas coisas nas mãos de Deus – A terceira lição é sobre o valor das pequenas coisas aos olhos do Senhor. A população de Belém naquela época era cerca de 200 pessoas, o que explica a falta de quarto durante esse tempo. Quando o rei Herodes perguntou aos sacerdotes e escribas, onde o rei deveria nascer, eles responderam: “Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Mateus 2:5-6.” Mas a profecia toda é esta: “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miqueias 5:2.” O profeta disse: “embora você é pequena entre os clãs de Judá,” a lição é que Deus pode tomar coisas pequenas e insignificantes e fazer obras maravilhosas. Jesus, o Filho de Deus, poderia ter nascido no Palácio de Herodes, algumas milhas dali, ou no Templo, mas Deus decidiu manifestar-se em uma gruta de uma pequena aldeia.
Às vezes pensamos que somos muito pequenos, sem capacidade, sem talento, e esquecemos que Deus está no negócio de fazer grandes coisas através de pessoas insignificantes e desconhecidas. Deixe Deus usar você.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: