terça-feira, 20 de setembro de 2016

Servos desconhecidos - quatro amigos com fé

A amizade é uma das coisas mais importantes na vida. Não podemos caminhar na jornada da vida sem as pessoas que nos amam e cuidam de nós. Como Eurípides disse: "Amigos mostram o seu amor em tempos de dificuldade, não na felicidade." E alguns amigos fazem isso mesmo que eles não sejam reconhecidos ou seus nomes não sejam mencionados.
Na Bíblia temos a bela história de quatro amigos de um homem paralítico. Eles ficaram sabendo que Jesus estava na cidade e decidiram levar seu amigo e colocá-lo na frente de Jesus para que Jesus pudesse curá-lo. Encontramos esta história em Mateus 9:1-8; Marcos 2:1-12; Lucas: 5:17-26. Não sabemos os seus nomes, mas sabemos o mais importante, eles cuidaram de seu amigo e estavam dispostos a ir ao extremo para pô-lo diante de Jesus.
Aqui estão algumas lições importantes sobre amizade que aprendemos com esses amigos anônimos:
A primeira lição é que amigos estão conosco quando mais ninguém está. Há momentos e fases em nossas vidas que ninguém quer estar ao nosso redor, exceto alguns amigos que estão lá, pela graça de Deus. O livro de Provérbios coloca desta forma: “Em todo tempo ama o amigo; e na angústia se faz o irmão. Provérbios 17:17.”
A segunda lição é que amigos estão dispostos a levar-nos quando nós não podemos faze-lo por nós mesmos. Isto é verdadeiro quando enfrentamos problemas físicos ou emocionais que nos deixam paralisados. Amigos crentes virão para cuidar de nós. Infelizmente muitos amigos estão conosco quando as coisas estão indo bem, mas quando a maré muda eles nos deixam. Salomão tem isto a dizer: “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante. Eclesiastes 4:10.”
A terceira lição é que amigos não vão parar por nada até que estejamos bem. Quatro indivíduos tentaram as rotas regulares e normais de portas e janelas. Quando eles perceberam que essas áreas estavam bloqueadas, eles tomaram uma ousada decisão de levar seu amigo para o telhado, cavar um buraco através dele e em seguida, abaixar seu amigo bem na frente de Jesus. Para trazer seu amigo a Jesus, aqueles quatro indivíduos tiveram que superar muitas dificuldades. Eles tiveram que carregá-lo por toda a cidade e lidar com a multidão que estava bloqueando as entradas. Eles poderiam ter desistido e tentado voltar outro dia, quando Jesus não estivesse tão ocupado. Sim, a maioria das pessoas simplesmente faria isso. Mas não aqueles amigos. Eles tinham um compromisso com seu amigo.
Foi neste momento que a Bíblia nos diz que Jesus viu a fé que eles tinham. Eles acreditavam que Jesus poderia curar o seu amigo. O amavam muito, e estavam dispostos a fazer qualquer coisa para que isso acontecesse. Jesus foi capaz de ver isso e Ele decidiu fazer mais por aquele paralítico. Ele não só o curou, mas Ele também lhe perdoou de seus pecados.
Gostaria de ter amigos assim? Gostaria de ser um amigo assim?
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: