terça-feira, 27 de setembro de 2016

Servos desconhecidos – a garota escrava que salvou um general

No livro de 2 Reis capítulo 5 temos a conhecida história de Naamã, um importante general da Síria, uma potência mundial da época. A história gira em torno de Naamã e o profeta Eliseu. O que muita gente negligencia é o importante papel desempenhado por uma pequena garota em toda esta história.
A história é assim: bandos de Arameus invadiram Israel e levaram cativo uma menina muito jovem. Ela acabou trabalhando para Naamã e sua esposa. Mesmo sendo um homem muito poderoso, Naamã tinha lepra. A garota sabia sobre o Profeta Eliseu e seu poder. Ela compartilhou com Naamã que na sua terra, havia um homem de Deus que poderia curá-lo. Naamã pediu seu rei para dar-lhe cartas para que ele pudesse ir para Israel para encontrar o profeta. O resto é história. Sabemos muito bem o que aconteceu.
Mas meu foco aqui é sobre a garota. O léxico Hebraico tem isto a dizer sobre a palavra garota: “diminuir, ou seja, ser ou fazer diminuir ou (figurativamente) de nenhuma importância: — ser uma (fazer) pequena (coisa), não ser digna.” Aquela garota tinha um monte de coisas contra ela, ela era uma mulher, o que naquela cultura era contada como uma propriedade e sem importância. Ela era uma garota. Como você viu na tradução da palavra, “menina” não quer dizer apenas de tenra idade, mas também alguém que não é digno. Além disso, ela tinha sofrido violência. Ela foi levada por causa de um ataque de bandos e ela tornou-se uma escrava. Ela teve que lidar com a violência em um país que não era o seu próprio, ela se tornou uma imigrante e estava muito sozinha. Para uma menina isto era demais. A parte interessante da história é que ela decidiu contar para o seu senhor sobre o profeta. O que faria uma garota come ela ajudar o seu senhor? Algumas pessoas no lugar dela nunca iriam ajudá-lo. Na verdade eles poderiam até dizer que quanto mais ele sofrer, melhor.
Eu acredito que uma das razões para ela compartilhar sobre o profeta é que ela era capaz de ver o seu senhor em casa, quebrado e sofrendo dolorosamente. Isto é como a Bíblia descreve Naamã: “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. 2 Reis 5:1.” Naamã tinha tudo a seu favor. Ele foi o comandante de um dos exércitos mais poderosos do mundo. Ele era um grande homem, altamente considerado, um soldado valente, mas... E há sempre um mas. Ele tinha lepra. É muito difícil para nós imaginarmos quão duro foi para ele ser quem ele era e ao mesmo tempo lidar com lepra.
Aquela garota desconhecida nos ensina uma lição muito importante, de como amar o nosso próximo. Por causa da providência divina, Naamã tornou-se o próximo daquela garota. Ela o amou da melhor maneira que podia, apontando-o para o profeta. Deus às vezes nos colocará perto de pessoas que precisam dEle desesperadamente e nosso trabalho será apenas direcioná-los na direção certa. Naamã deu ouvidos a ela, mesmo ela sendo uma escrava e sem importância. Por causa disso, sua vida foi totalmente transformada, não só fisicamente, mas também espiritualmente.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: