terça-feira, 6 de setembro de 2016

Servos desconhecidos – 15 minutos de fama

Andy Warhol disse em 1968 que “no futuro, todo mundo será mundialmente famoso durante 15 minutos.” Nossa geração está testemunhando o cumprimento do que ele profetizou. Com a chegada da “selfie” fotos, filmes, Youtube, TV realidade e outras coisas, muitas pessoas estão tendo seus 15, 30 minutos ou horas de fama. Naturalmente isto ainda não está no mundo inteiro. Em muitos lugares do mundo, ainda não tem eletricidade, TVs, câmeras, internet, telefones celulares e outros aparelhos. Mas isto é uma questão de tempo. Eles já já terão.
Benedict Carey escreveu em seu artigo “O Motivo da Fama” para o New York Times: “dinheiro e poder são úteis, mas milhões de pessoas ambiciosas estão atrás de algo que não seja o escritório do canto ou a casa de praia em St. Bart. Eles querem que os pescoços girem, eles querem acender uma chama nos olhos dos outros, entrar em uma sala lotada e sentir a conversa parar.” Todos nós temos esse desejo. Ele existe em nossos corações. A mídia só está tirando vantagem disso. Não importa quem somos, nossa religião, classe social, educação, ou onde moramos, todos queremos ser famosos, reconhecidos e aplaudidos.
É interessante que, quando olhamos para o cristianismo, mais especificamente para Jesus, encontramos um conceito oposto. Muitas vezes Jesus pediu que as pessoas não dissessem quem os curou. Às vezes, Ele levava a pessoa para longe da multidão para realizar o milagre. Ele também teve palavras duras para os hipócritas que faziam coisas só para se exibirem. No Sermão da Montanha encontramos esta pérola de sabedoria do nosso Senhor: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.  Mateus 6:1-5.”
O maior desafio é a nossa motivação interna. O que motiva você a fazer coisas na vida? Ajudar os outros, servir, fazer diferença? É a fama que irá acompanhar esses atos, ou é apenas o desejo de ajudar alguém, mesmo se você não receber o crédito por isto? Jesus deixou claro que nossa motivação deve ser primeiro dar glória a Deus e segundo a ajudar aqueles que precisam. O resto não deve ser importante para nós.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: