quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O público-alvo para o maior espetáculo da terra

Há poucos dias vimos na TV americana uma apresentação de um dos melhores artistas do país, e claro muitas pessoas importantes estavam presentes, incluindo o nosso Presidente e sua família. É normal e faz parte do negócio. Se você terá o melhor, você deve convidar as pessoas mais importantes para assistir. As pessoas raramente apresentam grandes produções para um pequeno grupo de pessoas, muito menos sem importância.
Essa atitude é totalmente descartada quando se trata do nascimento de Jesus e o anúncio aos pastores. No capítulo 2 do Evangelho de Lucas, encontramos o melhor show que um ser humano poderia assistir. Lucas o descreve com estas palavras: “Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Lucas 2:13.” A palavra companhia quer dizer muitos, uma multidão e também um “exército”.
Esses pastores já tinham tido um tremendo encontro com um anjo que anunciou o nascimento de Jesus. Agora este anjo é acompanhado por uma multidão da milícia celestial que cantavam e glorificavam a Deus. Que evento! Eu acredito que os produtores de shows dariam qualquer coisa para ver aquela produção. A luz, os anjos, as vestimentas, as vozes, o som, etc.
O desafio com este evento todo não é a produção e o fato em si. O problema é o público - um pequeno grupo de pastores no meio de um lugar deserto. Durante esse tempo e ao redor dessa área, havia pessoas mais importantes que poderiam ser convidadas. Só para citar algumas: Rei Herodes - o grande, o sumo sacerdote, os membros do Sinédrio - o corpo governante de Israel. Outros sacerdotes poderiam ser incluídos, bem como políticos e governadores. Mas eles não foram.
Deus reservou esse show para alguns pastores pobres e iletrados. Não era mesmo um grande grupo, talvez 15 ou 10, quem sabe ainda menor. Foi a esse grupo que Deus enviou seu coral para cantar e anunciar o nascimento de Seu Filho.
Isso é um padrão que se tornará um lugar-comum no Ministério de Jesus. Se você se lembra, muitas vezes Jesus enfatizou a razão da sua vinda. No início de seu ministério ele foi muito claro: “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor." Lucas 4:17-19.” Em outra passagem, ele disse: “Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 15:24.” E quando os discípulos de João Batista perguntaram se ele era o Messias, ele respondeu: “Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:4-5.”
Isso deixa claro que Deus trata os pobres, os doentes, os perdidos, a minoria com uma deferência especial. A história dos pastores ilustra o quanto Deus ama aqueles a quem ninguém dá importância. Devido ao seu estado humilde Ele os trata de forma muito especial.
Meu irmão e irmã, Deus, o criador do universo, te ama, cuida de você e enviou Jesus, Seu único filho por você. Nesta época, seja como os pastores: Aproveite o que Deus fez e o que Ele está fazendo por você agora. Seja grato, adore e proclame.
Tenha um Feliz e abençoado Natal,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: