sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 10 - sempre, mas sempre mesmo, confia em Deus

Ser o remanescente não é fácil. Já vimos isso. É uma situação muito difícil quando você está do lado que é menor, mais fraco e impotente. É também a experiência que, com poucas exceções, quase todo mundo passa, pelo menos em alguma área de suas vidas. Talvez na família, na escola, trabalho, esportes ou na religião. Talvez nós não experimentamos ser remanescente de uma maneira total, mas tivemos o gosto desta sensação. A parte interessante e, ao mesmo tempo frustrante de ser um remanescente é o sentimento comum, mas errado, que Deus não existe, que Ele nos abandonou, que estamos por nossa conta, e não podemos ganhar.
É importante, e eu diria, é crucial, que quando nós nos encontramos na situação de remanescentes devemos sempre confiar em Deus. Nossa fé deve ser colocada na pessoa de Deus - um Deus tremendo, poderoso, misericordioso e gracioso; mas Ele também é um Deus que está presente com a gente o tempo todo. Às vezes pensamos que somos o remanescente, porque Deus nos deixou. Isto não é correto. Deus está presente, mesmo quando não merecemos Sua presença. Ele está lá. Deus nunca perde o controle da história. Através da Sua providência, Ele controla tudo, e não acontece nada além de sua vontade e aprovação. É por isso que quando nós nos encontramos em situações que não parecem favoráveis para nós, devemos sempre confiar nEle. Porque Ele sabe o que está fazendo.
Isto é o que aconteceu com Eliseu e seu servo quando o rei de Aram fez guerra contra Israel. Você pode encontrar esta história em 2 Reis 6. Eliseu, sendo um profeta, dizia ao rei de Israel onde os arameus estariam, causando-lhes uma derrota após a outra. Os arameus decidiram matar o profeta, assim sendo trouxeram seus exércitos e cercaram a cidade do profeta. Quando o servo do profeta se levantou de manhã cedo ele viu todos os soldados e cavalos e entrou em pânico. Ele correu e relatou ao profeta. Agora essa é a beleza da história e uma lição importante para todos nós que se sentem pequenos, indefesos e fracos. O profeta respondeu: “Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles. E Eliseu orou, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. 2 Reis 6:16-17.” 
O problema é que às vezes nós não podemos ver a mão poderosa de Deus por trás da cena. Esta é a mesma coisa que aconteceu com José. Seus irmãos tentaram matá-lo. Eles o venderam como escravo, e ele passou uma temporada longa e difícil em sua vida. Mas o Senhor virou tudo e o colocou no controle da nação mais poderosa do mundo daquela época. Isto é o que José disse a seus irmãos: “Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Genesis 45:7.” José muitas vezes sofreu injustamente, foi perseguido, preso e quase morreu, mas Deus estava trabalhando não só para ele, mas para sua família e seu povo.
Meu irmão e minha irmã, ser o remanescente não é fácil, e às vezes parece que a vitória ou a solução não está à vista. Mas não se esqueça, Deus está no controle. Confie nEle, sempre confie nEle!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: