terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Decreto de um rei pagão cumpre a vontade de Deus

Se fosse uma reunião de família, ou uma reunião importante em Belém, José levaria sua esposa grávida prestes a dar a luz, até lá? Eu penso que não. A única razão para que eles fossem para Belém naquela época do ano foi o Decreto do Imperador. Jesus tinha que nascer lá, e a única forma daquele casal simples fazer aquela viagem longa e perigosa era um decreto de um imperador pagão, que não sabia nada do plano de Deus.
A Bíblia é clara quando diz que o nosso Deus controla não só a nossa religião ou as pessoas que acreditam nEle, mas Ele controla tudo e todos. Os teólogos chamam isso de providência. Alguém definiu providência desta forma: “Providencia é o meio pelo qual Deus dirige todas as coisas — as animadas e inanimadas, visível e invisível, o bem e o mal — para um objetivo digno, o que significa que Sua vontade finalmente prevalecerá.”
No Antigo Testamento, aprendemos isso de uma forma muito clara. Deus não só criou todo o universo e deu nome para as estrelas: “Ele conta o número das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes. Salmo 147:4.” Nós também aprendemos que não só as estrelas foram criadas e são controladas por Deus, mas também, pessoas mais explicitamente reis: “Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer. Provérbios 21:1.” Deus controla seus reinos e suas vidas. Isto é o que Daniel nos diz: “Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. Daniel 2:21.”
Deus vai a detalhes específicos nomeando reis poderosos como Seus servos e ungidos. Este é o caso de Nabucodonosor, a quem Deus chamou Seu servo através de Jeremias: “eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do Norte, diz o Senhor, como também a Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo, Jeremias 25:9.” Também encontramos essa mesma atitude com Ciro: “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão; Isaías 45:1” e “que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado." Isaías 44:28.” Em um texto Ciro é chamado de ungido de Deus e no outro ele é chamado de pastor de Deus. Em todos estes versos, aprendemos que a vida, decisões, e comportamentos daqueles reis poderosos eram controlados pela vontade de Deus.
Isto é o que vemos no nascimento de nosso Senhor Jesus, que através de um decreto de César, Ele acabou nascendo em Belém. Através da estrela, Ele tinha comunicado com os Magos em uma terra distante quase um ano antes. Esses exemplos devem convencer-nos que Deus está no controle. Isto é o que o apóstolo Paul escreveu à igreja em Roma: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.”
Nossas vidas estão nas mãos do Deus que não só criou o mundo, mas sustenta e controla tudo e todos que estão nele. É este Deus que te criou, que protege você, e se importa com você. Ele fará com que Seu propósito se cumpra em sua vida.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: