terça-feira, 30 de junho de 2015

10 decisões de, acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 10. Doar

"A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta, Provérbios 30:15." Esta é uma definição gráfica das pessoas que gostam de receber, mas nunca doar. Elas estão sempre com necessidade, sempre pedindo, às vezes ajuda, outras vezes dinheiro e outras vezes elas pedem, mesmo que não tenham uma necessidade real. Elas não podem doar nada. Elas não têm tempo. Elas não têm dinheiro, e não podem fazer nada para ajudar os outros. Este é um quadro triste de muitas pessoas em nossa sociedade. Elas foram criadas acreditando que elas têm direito a tudo. A sociedade lhes deve.
Dar é uma atitude extremamente importante em nossas vidas. Por causa disso, eu gostaria de compartilhar com você algumas atitudes que podem te ajudar no caminho certo de se tornar um doador ou doadora.
A primeira coisa que você precisa saber é que doar é uma decisão e não um sentimento. Às vezes nós vemos a necessidade e esperamos que o sentimento nos empurre para fazer alguma coisa. Isso não deveria ser assim. Se houver uma necessidade real, devemos agir e estar dispostos a doar.
A segunda coisa que devemos adicionar é doar da maneira certa. Às vezes nós queremos tirar vantagem nas nossas doações. Nós queremos ser reconhecidos e elogiados por nossa liberalidade. Não deve ser assim. Isto é o que Jesus tem a dizer sobre isso: "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:3-4." Simplesmente doe.
A terceira coisa sobre a decisão de doar é doar às pessoas certas. Há uma sequência que devemos prestar atenção quando nós doamos. Devemos cuidar de nossa família. Também devemos doar para nossa igreja, onde adoramos, temos comunhão e somos nutridos em nossa fé. E finalmente devemos doar para necessitados ao nosso redor, mesmo que eles não façam parte da nossa família ou nossa igreja, e mesmo se eles forem nossos inimigos.
Finalmente devemos doar o que temos e o que podemos. Devemos aprender que a coisa principal em doar é a atitude, a vontade de doar, não o que ou quanto doar. Jesus foi claro sobre isso quando ele disse: "E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa." Mateus 10:42." Algumas pessoas não sabem que eles podem doar outras coisas além de dinheiro. Você pode doar seu tempo, e você pode doar seu talento para ajudar sua família, sua igreja ou a alguém em necessidade.
Não se esqueça, tudo o que você doa conta, e você receberá de volta de uma maneira ou de outra. Isto é o que Jesus tem a dizer sobre isso: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós." Lucas 6:38."
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: