terça-feira, 16 de junho de 2015

10 decisões, de acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 8. Não julgar

Todos nós já estivemos em ambos os lados desta decisão. Estivemos do lado daqueles que julgam as pessoas, e estivemos do lado daqueles que foram julgados por outros. Sabemos o sentimento, como se faz e como evitá-la. O desafio é não fazê-la. Nós não podemos impedir que as pessoas nos julguem, mas certamente devemos começar um processo em nossas vidas para parar de julgar os outros.
Lembro uma vez no Brasil, quando, devido a decisões que tomei, perdi alguns amigos. Não só os perdi, mas fui julgado por eles. Eles decidiram tomar partido, e por causa disso, sem falar comigo e ouvir o meu lado da história, eles apenas me julgaram. E até hoje eles não falam comigo. Mas por outro lado, toda vez que vejo alguém se vestir ou se comportar de forma diferente, eu preciso me forçar a não julgar essa pessoa.
Jesus tem algo a dizer sobre este assunto: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Lucas 6:37." e na carta de Tiago, irmão de Jesus, encontramos isto: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11." Estes textos deixam claro que julgar os outros é proibido. Isso não deve fazer parte de nossas vidas.
Julgar os outros envolve pelo menos duas atitudes. A primeira é falar contra o nosso irmão e irmã. Toda vez que eu digo alguma coisa contra alguém estou julgando essa pessoa. Se não é a verdade, se não vai edificar aqueles que estão ouvindo, e se não vai trazer glória a Deus, NÃO DIGA.
A outra atitude é declarar julgamento sobre outra pessoa. Quando fazemos isso nós removemos Deus do Seu lugar de julgamento e colocamo-nos lá, fazendo decisões que não devemos fazer. Fazemos isto quando nós decidimos o destino final dessa pessoa, quando dizemos que essa pessoa não é um verdadeiro cristão, ou não tem um relacionamento correto com Deus e vai para o inferno. Quando fazemos isto estamos a agir como se conhecêssemos seus corações, suas razões e motivações. Não temos esse poder. Só Deus tem. Atuamos também como se nós fôssemos melhor ou superior à outra pessoa. Achamos que nosso irmão ou irmã é inferior a nós. E essa atitude não deve estar presente na vida dos seguidores de Jesus.
Tome essa decisão hoje, comece a policiar a sua mente e boca quando você estiver falando de outra pessoa. Você verá a diferença que faz na sua vida e nas vidas ao seu redor.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: