terça-feira, 23 de junho de 2015

10 decisões, de acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 9. Seja o seu 'sim', 'sim' e o 'não', 'não'

Você provavelmente ouviu falar ou usou uma destas frases para provar que tudo o que você dizia era a verdade:
Juro pela minha mãe.
Juro pela minha avó.
Pela vida dos meus filhos.
Que eu morra.
Palavra de escoteiro!
Palavra de honra.
Dou minha palavra.
Juro por minha honra.
Que um raio caia sobre mim.
Juro por Deus!
Jurar normalmente é feito por algo realmente valioso, o qual você não quer desistir ou estragar por ter a coisa que você disse por falso. Provavelmente esta é a razão por que as pessoas no tribunal põe suas mãos sobre a Bíblia e invocam a Deus.
O objetivo aqui é ter certeza de que a pessoa está dizendo a verdade, ou que estamos dizendo a verdade. Parece que a nossa palavra não é mais suficiente. Precisamos adicionar todas estas palavras para enfatizar a nossa decisão de contar a verdade. Além disso, vemos a avalanche de papéis para contratos. Para qualquer coisa pequena, temos papel para assinar, assim sendo as pessoas podem se sentir confortáveis que nós faremos o que estamos dizendo.
Se você perguntar a seus avós ou seus amigos, provavelmente eles diriam uma história diferente. Na época deles, há muito tempo atrás, as pessoas diziam o que pensavam e pensavam no que diziam. Eu me lembro de uma tradição que meus tios costumavam dizer que eles viram homens velhos fazendo como garantia para sua palavra. Eles pegavam a sua barba e arrancavam um fio de cabelo e davam à pessoa. Isso seria suficiente.
Isto é o que Jesus ensinou para os seus discípulos sobre dizer a verdade e ser verdadeiro. No Sermão da Montanha, encontramos isto: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. Mateus 5:37." e Tiago ecoou a mesma coisa em sua carta: " Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12."  
É importante sabermos que Jesus não é contra os juramentos judiciais e religiosos. Ele está dizendo que em nossas vidas diárias nossa palavra deve ser o suficiente. As pessoas devem conhecer você bem o suficiente para saber que quando você diz alguma coisa é pra valer.
Se você não pode fazer, diga. Se você não quiser fazer, diga. Se você não gosta de algo, diga. Se você não concorda, diga. Se você disse que você vai fazer alguma coisa, faça. Se você disse que você vai dar algo, dê. Se você disse que você vai estar lá, esteja lá.
Se decidirmos ser sinceros e dizer o que queremos dizer e fazê-lo na verdade, isso fará uma diferença enorme em nossas vidas e nas vidas das pessoas ao nosso redor.
Mais uma coisa, não se esqueça de que mesmo para dizer a verdade, a Bíblia nos pede para fazê-lo em amor. Em Efésios 4:15 Paulo escreveu: "falando a verdade em amor..."  
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Um comentário:

Claudio Celino disse...

Não há compromisso com Cristo sem que haja compromisso com a Verdade (Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida). Não existem meias verdades, uma meia verdade é uma mentira inteira, laço do inimigo. Tenho visto pastores negociarem a Verdade em benefício próprio e sei que isso entristece o coração do Pai.