sábado, 30 de agosto de 2025

Mordomia não é sobre dinheiro; é sobre compromisso – Parte 1

Quando eu estava em Toronto, Ohio, assisti a um jogo de futebol Americano na TV, que estava totalmente sob uma tempestade de neve. Eu não podia acreditar que os fãs pagaram muito dinheiro para estar lá. O que me chamou a atenção não foi apenas a presença dos torcedores em um estádio sob uma temperatura congelante, mas sua atitude. Eles estavam felizes e torcendo por seu time com muita energia.

Eu disse à minha igreja; EU QUERO UM MEMBRO DE IGREJA ASSIM NA MINHA IGREJA! Pessoas que pagarão de bom grado; pessoas que virão, não importa o clima ou as circunstâncias; pessoas que vão torcer, motivar e participar em condições terríveis.

Em Filipenses 4:10-20, temos compromisso por toda parte. Temos o compromisso de Paulo com Deus, Seu Reino e igreja; temos o compromisso da igreja dos Filipenses com Paulo e sua missão, e temos o compromisso daqueles que levaram as doações para Paulo enquanto ele estava na prisão.

É importante entendermos que Paulo estava na prisão por causa do Evangelho. Ele enviou esta carta pelas mãos dos irmãos que trouxeram apoio para ele e sua missão.

Esta parte da carta nos ajuda a entender lições muito importantes sobre compromisso, ministério e mordomia. 

Aqui aprendemos que Mordomia não é sobre dinheiro, é sobre compromisso.

1 – O MINISTÉRIO FUNCIONA COM COMPROMISSO, NÃO COM DINHEIRO

Nos versículos 10 a 13, aprendemos que o ministério funciona com compromisso, não com dinheiro.

Isto é o que Paulo diz:

Fp 4:10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

Fp. 4:11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

Fp. 4:12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

Fp. 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

A.           O compromisso o deixou contente em todas as situações – Os versículos 11 e 12 deixam claro que o compromisso de Paulo o fez aprender o segredo de estar contente em toda e qualquer situação. A Igreja no início não tinha muitos fundos para fazer o ministério que Jesus lhes pediu para fazer. Eles enfrentaram perseguição e muitas outras limitações. Eles eram um grupo de pessoas pobres e limitadas, mas mesmo com tudo isso eles foram capazes de prosperar sem reclamar.

B.            O Compromisso o fez ser produtivo em todas as situações – o versículo 13 nos ajuda a entender que com compromisso podemos fazer qualquer coisa por meio daquele que nos dá força. Esta é a melhor lição desse grupo de pessoas, eles foram capazes de cumprir sua missão sem recursos e fundos. Eles só dependiam do Senhor Jesus e de Seu poder.

C.           O Compromisso ainda funciona para a Igreja ao longo da história e hoje – Toda vez que vemos a igreja crescendo e sendo bem-sucedida, encontramos cristãos comprometidos por trás dela. 

Meu amigo, a maior questão para todos nós é: quão comprometidos estamos com o Senhor e Sua igreja? O compromisso pode mudar tudo.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: