Na maioria das vezes, as pessoas não gostam, ou pelo menos não se sentem confortáveis quando pastores e líderes espirituais falam sobre mordomia e dinheiro. Aqueles de vocês que assistem TV podem ter visto alguns pregadores evangélicos pedindo dinheiro.
Eles sempre prometem muitas coisas para aqueles dispostos a doar, como riqueza, saúde e muitas outras bênçãos. Eles prometem essas coisas enquanto as pessoas continuarem dando. Se eles derem, Deus os abençoará. Se eles pararem, Deus deixará de abençoá-los, porque ao parar de dar, isso é visto como uma FALTA DE FÉ.
Talvez você nunca tenha visto alguém assim na TV, mas soa familiar. Eles virão e pedirão dinheiro e se você não der o suficiente, eles dirão que você não tem fé, você não é bom o suficiente, dedicado o suficiente, etc.
Em 2 Coríntios 9:1-10, o apóstolo Paulo está preparando os membros da igreja de Corinto para coletar a oferta para ajudar a igreja em Jerusalém. Nesse texto, ele menciona que enviará alguns irmãos para garantir que a oferta seja coletada de maneira adequada e chegue ao seu destino.
Paulo usa a semente e a figura do semeador para que eles entendam que tudo o que fazemos nessa área é baseado na fé. Isso é o que aprendemos neste texto, Mordomia não é sobre dinheiro, é sobre fé.
1 – A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE NÃO VEMOS AGORA
A primeira lição que aprendemos é que a fé é algo em que você acredita e não vê.
A semente funciona assim, colocamos a semente no solo, cobrimos, regamos e acreditamos que algo está acontecendo lá embaixo. Acreditamos que a semente está germinando e produzindo, mas não podemos vê-la, pelo menos no início.
A mesma coisa acontece com nosso ministério, tempo, talentos e dinheiro; Damos, e às vezes não vemos o que aconteceu com ele, mas depois de um tempo conseguimos ver os resultados, a flor e o fruto.
Jesus mencionou esse processo em uma de Suas parábolas:
“Marcos 4:26 Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra;
Marcos 4:27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.
Marcos 4:28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.
Marcos 4:29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”
Isso confirma o que o escritor da carta aos Hebreus disse:
“Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
Você deve ver seu tempo, talento e oferta, como sementes que você planta no Reino de Deus. O próprio Deus os fará crescer e produzir.
Então, envolva-se em sua igreja local. Doe seu tempo, use seus talentos e dons e apoie-a financeiramente.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas