O Breve Catecismo de Westminster pergunta: “Qual é o fim principal do homem?” A resposta é: “O objetivo principal do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre.”
Tudo o que acontece é obra de Deus para Sua glória. A Escritura deixa claro que é o desejo de Deus manifestar Sua glória por tudo o que acontece. Consequentemente, toda a vida deve ser vivida para a glória de Deus.
Em contraste com a divisão monástica da vida em sagrado versus secular perpetuada pela Igreja Romana, os reformadores viam toda a vida a ser vivida sob o senhorio de Cristo. Toda atividade do cristão deve ser santificada para a glória de Deus.
Em Romanos 11: 33-36, temos uma bela doxologia. A palavra Doxa, que usamos na Doxologia, é aquele aspecto de Deus digno de louvor, honra ou respeito, muitas vezes associado ao brilho ou esplendor e poder. Paulo nos ajuda a aprender o significado de dar glória a Deus.
1 – Reconhecer
A primeira coisa que devemos fazer é reconhecer, saber e admitir que Deus é Deus, e Ele está envolvido e participa de tudo o que acontece no universo e na minha vida.
Isto é o que Paulo escreveu:
“Rom. 11:36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Como você pode ver, tudo, todas as coisas, são dEle, por meio dEle e para Ele. E por causa disso Ele deve ser glorificado e louvado para sempre. Devemos saber que Deus tem Sua Mão em tudo, não apenas no universo, mas também em nossas vidas.
2 – Crer
Depois de aprendermos e reconhecermos isso, DEVEMOS CRER. Temos que colocar nossa fé para trabalhar, nossa confiança para trabalhar. Quando cremos em Deus, nós O glorificamos.
Assim sendo, glorificamos a Deus pelo menos por duas coisas: cremos em quem Deus é, Seu amor, misericórdia, conhecimento, etc. Cremos no que Deus faz, em Suas obras. Quando glorificamos a Deus, acreditamos em quem Ele é e no que Ele fez ou faz.
Isto é o que o salmista escreveu:
“Salmo 106:12 Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor.”
Jesus também mencionou algo sobre isso:
“João 11:40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”
3 – Manifestar
Finalmente, devemos manifestar Sua Glória, e fazemos isso de duas maneiras: com palavras e ações.
Pedro escreveu o seguinte:
“1 Pedro 4:11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”
Paulo foi um pouco mais longe, eis o que ele escreveu:
“1 Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
Portanto, confessamos que os homens são salvos somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo, de acordo com as Escrituras somente, e somente para a glória de Deus. Amém.
Quando agradecemos, reconhecemos que tudo vem de Deus, acreditamos que Ele é um Deus bom e cuida de nós, e expressamos não apenas com palavras, mas com atitudes e ações nossa gratidão.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário