Em nossa jornada pelo Fruto do Espírito, chegamos a um dos aspectos mais importantes dele, a Fidelidade. Encontramos o texto em “Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Gostaria de partilhar convosco um dos primeiros credos da Igreja, o Credo dos Apóstolos. Aqui está:
O Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra;
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
Nasceu da virgem Maria;
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
Foi crucificado, morto e sepultado;
Desceu à mansão dos mortos;
Ressuscitou ao terceiro dia;
Subiu aos céus;
Está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso;
De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
Na santa igreja católica; na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne;
Na vida eterna. Amém.
A palavra fé e fidelidade significa: a convicção da verdade de qualquer coisa, crença. “No N.T. de uma convicção ou crença que respeita a relação do homem com Deus e as coisas divinas, geralmente com a ideia incluída de confiança e santo fervor nascidos da fé e conjugado com ela.”
Desta forma, a fé se expressa de pelo menos de três maneiras diferentes:
1 – Fé em Deus e Suas obras
A primeira é a fé em Deus e em Suas obras. Significa a convicção de que Deus existe e é o criador e governante de todas as coisas, o provedor e o doador da salvação eterna por meio de Cristo
“Hebreus 11:3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
“Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Precisamos acreditar que existe um Deus e Ele é o criador do mundo.
Em referência a Cristo, denota uma forte convicção ou crença de que Jesus é o Messias, através do qual obtemos a salvação eterna no reino de Deus.
“Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”
Quando se trata de Cristo, temos que crer que Ele é o Filho de Deus encarnado, que veio, viveu, morreu por nossos pecados e ressuscitou no terceiro dia. É por meio d'Ele, e somente por Ele, que temos acesso a Deus.
2 – Fé a convicção de uma crença
A outra expressão da fé é a crença religiosa dos cristãos. No sentido de um mero reconhecimento das coisas divinas e das reivindicações do cristianismo, a substância da fé cristã ou o que os cristãos acreditam.
“1Timóteo 2:7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.”
Isso significa o corpo de crenças e doutrinas que compõem e forma o cristianismo.
“Judas 20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,”
3 – Fidelidade
Finalmente, a fé será expressa através da fidelidade, com a ideia predominante de ser fiel (ou confiar) seja em Deus ou em Cristo.
Tem também a ideia de fidelidade, tenacidade, ou seja, o caráter de quem pode ser confiado ou de quem cumpre suas promessas.
“Apocalipse 14:12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
“Colossenses 2:5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.”
O Espírito de Deus está envolvido em todos esses aspectos da fé. É o Espírito que vai gerar fé e fidelidade em nossas vidas.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário