sábado, 4 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Bondade – Parte 3

A maior questão que enfrentamos quando falamos de bondade é, a bondade vai além da virtude e da generosidade? A bondade é mais do que isso?

Em Gálatas 5:22-23, encontramos o Fruto do Espírito, e no versículo 22 temos isto: “Gl 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

A resposta para essa pergunta é um sonoro SIM! A Bondade que Paulo está mencionando aqui é mais do que apenas virtude e generosidade. Vejamos.

3 – É uma demonstração da ação de Deus em nossa vida

Finalmente, aprendemos que essa virtude e generosidade são nada menos do que a ação de Deus em nossas vidas. É por isso que Paulo o chama de Fruto do Espírito e Fruto da Luz.

Paulo, em sua carta aos Filipenses, diz o seguinte: “Filipenses 1:6, Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Paulo deixa claro para aquela igreja e para nós que Deus começou uma boa obra em nós, e Ele a terminará. É importante que todos nós entendamos que a obra é de Deus, o fruto é do Espírito. Deus terminará o que começou.

Escrevendo a Tito Paulo diz o seguinte: “Tito 1:16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.”

Paulo é claro quando diz que quando as pessoas não fazem o bem ou praticam o bem, elas negam a Deus. A bondade é expressão da presença e da obra de Deus em nossas vidas. 

O apóstolo João fará eco disso em sua terceira carta: “3João 11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.”

João nos diz de forma inequívoca que todo aquele que faz o bem é de Deus. Não há bondade sem Deus. 

Finalmente, Tiago tem isto a dizer: “Tiago 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Tiago nos diz que não há bondade que não venha de Deus. Ele usa a palavra “toda”, que significa, sem exceções. 

Como você pode ver, o Espírito produzirá em nós virtuosismo, nobreza, justiça, boas ações e generosidade. Estas são as marcas de que Deus está em nós. Sua semente está em nós.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: