sábado, 25 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Mansidão – Parte 2

Quando se fala em mansidão, a maior dúvida é: como? Como devo me comportar com mansidão, mesmo quando não sou manso, ou não sinto vontade de ser manso. 

O Fruto do Espírito, é o caráter de Cristo implantado em nós pelo Espírito de Deus. Aqui estão eles: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23. A mansidão faz parte. Vejamos, então, como ela deve ser expressa.

2 – Deve se manifestar

A segunda lição que aprendemos sobre a mansidão é que ela deve se manifestar em nossas vidas, em muitas situações e nos relacionamentos.

Vou dar alguns exemplos:

A – O adorno das esposas cristãs

Em sua primeira carta, Pedro fala sobre aspectos importantes e práticos na vida cristã, um deles é o relacionamento entre casais. Eis o texto:

“1Pe 3:3-4 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”

A gentileza deve se manifestar na vida de marido e mulher. Quantas brigas e lutas seriam evitadas na família se marido e mulher fossem gentis um com o outro.

B – Durante a disciplina

A Bíblia também nos diz que a gentileza deve ser manifestada durante a disciplina. Eis o texto:

“Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” 

Esta é outra área em que devemos demonstrar e manifestar gentileza, na disciplina. Neste texto, o apóstolo Paulo está ensinando a igreja a lidar com pessoas que pecaram e infringiram a lei e, por isso, merecem ser disciplinadas. Paulo é claro que a disciplina deve ser feita, mas com mansidão, brandura. 

Essa gentileza não deve se manifestar apenas na igreja, mas também nos lares. Muitas vezes, os pais disciplinam seus filhos quando eles estão muito chateados e irritados.

C – Compartilhando as Boas Novas

Outra maneira é no compartilhar das Boas Novas, a pregação do Evangelho. Pedro, em sua primeira carta, pediu aos cristãos que fossem gentis quando compartilhassem as boas novas. Eis o texto:

“1Pedro 3:15-16 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,” 

Pedro é claro quando escreve, devemos dar-lhes uma resposta pela razão de nossa esperança, mas devemos fazer isso não com animosidade, mas com gentileza e respeito.

D – Lidar com todos

Finalmente, Paulo nos diz que devemos manifestar gentileza para com todos. Eis o texto: 

“Tito 3:2 não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.”

A mansidão, faz parte do Fruto do Espírito, e está plantada dentro de cada um de nós. Só precisamos deixá-la crescer.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 18 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Mansidão – Parte 1

Internet é uma bênção, mas ao mesmo tempo é uma maldição. Algumas semanas atrás, vi uma senhora reclamando de algo em uma loja, mas ela não estava apenas reclamando, ela estava gritando, xingando e quebrando coisas. Foi uma cena muito triste.

É interessante que no Fruto do Espírito, um dos aspectos é a GENTILEZA.

Eis o texto: Gl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

A palavra mansidão significa: “gentil, manso, a qualidade moral positiva de lidar com as pessoas de maneira gentil, com humildade e consideração”.

Mansidão é da palavra grega “praos”, que basicamente significa suave ou manso. O termo às vezes era usado para descrever um remédio calmante ou uma brisa suave. Era usado para potros e outros animais cujos espíritos naturalmente selvagens eram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Como atitude humana, significava ser gentil de espírito, manso, submisso, quieto, terno.

Nós vimos esta palavra antes em nossa série sobre as BEM-AVENTURANÇAS.

Como vimos no início desta série, O FRUTO DO ESPÍRITO É CRISTO. Então, vamos ver o que isso significa.

1 – O Caráter de Cristo

O Espírito plantará dentro de nós a semente de Cristo e formará Cristo em nós. Esse é o plano, nos fazer parecer com Cristo. Uma das características de Jesus é a mansidão. Mansidão e gentileza é a mesma palavra e é um dos traços de Jesus.

O profeta previu que o Messias seria manso e gentil, quando profetizou sobre a Entrada Triunfal do Messias em Jerusalém no Domingo de Ramos.

Mateus 21:5 “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.”

Jesus, ao convidar as pessoas a segui-Lo, afirmou que Ele era manso.

Mateus 11:29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” 

Por fim, Paulo deixa claro que Jesus é manso e gentil, quando está apelando para a igreja de Corinto:

2Coríntios 10:1 “E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,” 

Como você pode ver, o Filho de Deus, a Terceira Pessoa da Trindade, o Senhor Soberano, era manso e gentil. Se Ele é gentil, e nós, Seus discípulos, devemos seguir Seus passos.

O Espírito Santo, que plantou essa semente em nós, nos capacitara para crescer e refletir o caráter de Cristo em nossas vidas.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 11 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Fidelidade

Em nossa jornada pelo Fruto do Espírito, chegamos a um dos aspectos mais importantes dele, a Fidelidade. Encontramos o texto em “Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” 

Gostaria de partilhar convosco um dos primeiros credos da Igreja, o Credo dos Apóstolos. Aqui está:

O Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra;

E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
Nasceu da virgem Maria;

Padeceu sob Pôncio Pilatos,

Foi crucificado, morto e sepultado;

Desceu à mansão dos mortos;

Ressuscitou ao terceiro dia;

Subiu aos céus;
Está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso;

De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo;

Na santa igreja católica; na comunhão dos santos;

Na remissão dos pecados;

Na ressurreição da carne;

Na vida eterna. Amém.

A palavra fé e fidelidade significa: a convicção da verdade de qualquer coisa, crença. “No N.T. de uma convicção ou crença que respeita a relação do homem com Deus e as coisas divinas, geralmente com a ideia incluída de confiança e santo fervor nascidos da fé e conjugado com ela.”

Desta forma, a fé se expressa de pelo menos de três maneiras diferentes:

1 – Fé em Deus e Suas obras

A primeira é a fé em Deus e em Suas obras. Significa a convicção de que Deus existe e é o criador e governante de todas as coisas, o provedor e o doador da salvação eterna por meio de Cristo

“Hebreus 11:3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

“Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Precisamos acreditar que existe um Deus e Ele é o criador do mundo.

Em referência a Cristo, denota uma forte convicção ou crença de que Jesus é o Messias, através do qual obtemos a salvação eterna no reino de Deus.

“Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”

Quando se trata de Cristo, temos que crer que Ele é o Filho de Deus encarnado, que veio, viveu, morreu por nossos pecados e ressuscitou no terceiro dia. É por meio d'Ele, e somente por Ele, que temos acesso a Deus.

2 – Fé a convicção de uma crença

A outra expressão da fé é a crença religiosa dos cristãos. No sentido de um mero reconhecimento das coisas divinas e das reivindicações do cristianismo, a substância da fé cristã ou o que os cristãos acreditam.

“1Timóteo 2:7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.”

Isso significa o corpo de crenças e doutrinas que compõem e forma o cristianismo.

“Judas 20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,”

3 – Fidelidade

Finalmente, a fé será expressa através da fidelidade, com a ideia predominante de ser fiel (ou confiar) seja em Deus ou em Cristo.

Tem também a ideia de fidelidade, tenacidade, ou seja, o caráter de quem pode ser confiado ou de quem cumpre suas promessas.

“Apocalipse 14:12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

“Colossenses 2:5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.”

O Espírito de Deus está envolvido em todos esses aspectos da fé. É o Espírito que vai gerar fé e fidelidade em nossas vidas.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 4 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Bondade – Parte 3

A maior questão que enfrentamos quando falamos de bondade é, a bondade vai além da virtude e da generosidade? A bondade é mais do que isso?

Em Gálatas 5:22-23, encontramos o Fruto do Espírito, e no versículo 22 temos isto: “Gl 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

A resposta para essa pergunta é um sonoro SIM! A Bondade que Paulo está mencionando aqui é mais do que apenas virtude e generosidade. Vejamos.

3 – É uma demonstração da ação de Deus em nossa vida

Finalmente, aprendemos que essa virtude e generosidade são nada menos do que a ação de Deus em nossas vidas. É por isso que Paulo o chama de Fruto do Espírito e Fruto da Luz.

Paulo, em sua carta aos Filipenses, diz o seguinte: “Filipenses 1:6, Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Paulo deixa claro para aquela igreja e para nós que Deus começou uma boa obra em nós, e Ele a terminará. É importante que todos nós entendamos que a obra é de Deus, o fruto é do Espírito. Deus terminará o que começou.

Escrevendo a Tito Paulo diz o seguinte: “Tito 1:16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.”

Paulo é claro quando diz que quando as pessoas não fazem o bem ou praticam o bem, elas negam a Deus. A bondade é expressão da presença e da obra de Deus em nossas vidas. 

O apóstolo João fará eco disso em sua terceira carta: “3João 11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.”

João nos diz de forma inequívoca que todo aquele que faz o bem é de Deus. Não há bondade sem Deus. 

Finalmente, Tiago tem isto a dizer: “Tiago 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Tiago nos diz que não há bondade que não venha de Deus. Ele usa a palavra “toda”, que significa, sem exceções. 

Como você pode ver, o Espírito produzirá em nós virtuosismo, nobreza, justiça, boas ações e generosidade. Estas são as marcas de que Deus está em nós. Sua semente está em nós.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas