Bondade! Esse é o próximo aspecto do Fruto do Espírito. É um aspecto muito importante, porque diz respeito a muitas áreas das nossas vidas. Você pode encontrar o texto em Gálatas 5:22-23. Mais especificamente em Gl. 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,”
"Esta palavra é encontrada apenas nos escritos bíblicos e eclesiásticos, significa: retidão do coração e da vida (bondade): 2 Tess. 1:11; Gl. 5:22 (a não ser que aqui denote bondade, beneficência); Bondade, virtude, beneficência, Rm. 15:14; Ef. 5:9; 2 Tess. 1:11; generosidade, Gl. 5:22.
A bondade tem o sentido de "generosidade" ou "retidão". Paulo a usa como um grande elogio (Rm. 15:14) e reconhece que somente por meio do poder de Deus os crentes podem exibir tal virtude (2 Tess. 1:11).”
Assim sendo, vamos dar uma olhada no significado dessa palavra.
1 – Virtude
O primeiro significado desta palavra está relacionado à virtude ou retidão. É por isso que quando ouvimos alguém dizendo: "Ele é um homem bom", ou "Ela é uma boa mulher", eles estão dizendo que essa pessoa é virtuosa, honrada, justa e nobre.
O cristão deve se esforçar para ser alguém assim. O Espírito colocou uma semente dentro de nós que deveria nos mover nessa direção. Os cristãos devem ser bons por excelência. A bondade deve ser uma de nossas marcas registradas.
Paulo, escrevendo aos romanos, tem isto a dizer: “Romanos 13:3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,”
Neste texto encontramos a palavra "bem", que é a mesma raiz da nossa palavra "bondade". Paulo está dizendo que, se não queremos temer a autoridade, devemos fazer o bem ou o que é bom.
Mais tarde, na mesma carta, ele escreve o seguinte: “Romanos 15:14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.”
Neste texto, Paulo diz aos irmãos e irmãs que estava convencido de que eles estavam possuídos ou cheios de bondade. Dando-nos a ideia de que é um processo crescente. Quando nos tornamos cristãos, recebemos apenas a semente e, à medida que crescemos e amadurecemos, essa semente produzirá frutos.
Finalmente, Paulo, escrevendo aos Efésios, nos diz que a bondade é fruto da luz, é uma obra de Deus em nós que nos torna bons, justos, nobres e honrados. Eis o texto: “Efésios 5:9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),”
Meu amigo, é Deus, através do Seu Espírito, que trará bondade em nossas vidas. A semente já está lá, só precisa crescer. Ao andarmos na luz e no Espírito, ela se manifestará a todos ao nosso redor.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário