sábado, 13 de abril de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Benignidade – Parte 2

A benignidade provavelmente é um aspecto do Fruto do Espírito que mais nos falta, não só no mundo, mas na igreja e em nossas vidas. 

Encontramos essa lista em Gálatas 5:22-23. Vejamos outros significados dessa palavra.

2 – Excelência Moral

A benignidade indica e denota excelência moral. Mostra que você marcha num ritmo ou batida diferente. “Significa bondade moral, integridade: Rm 3:12 (no Salmo 14:3, uma versão diz 'faz o bem').”

No versículo de Romanos Paulo escreveu que “não há ninguém que faça o bem, nem mesmo um” A palavra “bem” neste texto é a mesma palavra para benignidade. A ideia é fazer o que é certo, moralmente certo. Eis o texto: “Rm 3:12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.”

No texto seguinte da carta aos Colossenses, Paulo pede à igreja que se vista com benignidade. Essa atitude deve estar em todos nós, não só dentro, mas também fora. Eis o texto: “Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.”

Você faz isso não porque vai ganhar algo, ou você vai ser reconhecido, não é nem porque você gosta da pessoa, mas é porque é o que a Lei de Deus nos pede para fazer. Nós fazemos porque sabemos que é a coisa certa.

3 – Ser gentil e simpático

De uma forma simples, significa ser gentil e agradável.

Gentileza: refere-se à preocupação terna com os outros. Não tem nada a ver com fraqueza ou falta de convicção, mas é o desejo genuíno de um crente de tratar os outros com delicadeza, assim como o Senhor o trata.”

Essa atitude deve estar presente a qualquer hora e em qualquer lugar. Em sua carta aos Coríntios, Paulo menciona que essa atitude deve estar presente na vida dos servos de Deus mesmo durante as dificuldades. Eis o texto: “2Coríntios 6:4 – Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, [5] nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, [6] na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,”

Em nosso texto na carta aos Gálatas, Paulo nos diz que a benignidade é uma semente que foi plantada dentro de nossos corações. “Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,” 

Todos sabemos que devemos ser bonzinhos. É importante que saibamos que devemos ser gentis não apenas com as pessoas que são boas para nós, e com nossos amigos próximos e familiares, o que seria um desafio em si. O fruto tem que ser expresso para todo mundo, a qualquer momento.

Como você sabe, esta é uma semente que foi plantada dentro de cada um de nós que crê em Cristo. Por isso, precisamos observar como nos comportamos em relação às pessoas. Somos filhos de Deus e, porque Deus é benigno com todos, devemos imitá-Lo e ser benignos com todos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: