sábado, 23 de março de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Paciência – Parte 2

“A vingança é um prato melhor servido frio.” Pelo menos essa é a ideia que muitas pessoas têm sobre vingar irregularidades cometidas contra elas.

Nós, cristãos, não estamos imunes a sentir esse desejo de retribuir pelos erros que nos foram cometidos. Todos nós temos esse desejo de retribuir e ver aqueles que cometem ofensas contra nós receberem algum tipo de punição. Infelizmente, a maioria de nós, gostaria de vê-los recebendo mais do que eles fizeram conosco. “Olho por olho”, na maioria das vezes não será suficiente.

É contra esse sentimento que temos o Fruto do Espírito: “Paciência” Gálatas 5:22.

2 – Devagar para vingar 

O segundo significado importante desta palavra é lento para vingar. Significa: “Paciência, tolerância e lentidão para vingar os erros”.

O exemplo é baseado na paciência de Deus. Na carta aos Efésios, Paulo escreveu o seguinte: “[1] Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; [2] e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5:1-2.” Deus é o exemplo máximo de paciência, e não apenas para conosco, Seus filhos, mas para com as pessoas que O rejeitam e desobedecem.

Aqui estão alguns versículos bíblicos que nos mostram esta lição:

A primeira está na carta que Paulo escreveu aos romanos: “Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, Romanos 9:22”

O outro versículo está na primeira carta de Pedro: os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, 1Pedro 3:20” 

Em ambos os textos aprendemos que Deus é paciente com pessoas que não merecem nada Dele, mesmo que Ele esteja disposto a dar-lhes mais tempo e outras chances.

Da mesma forma, devemos usar nossa paciência com aqueles que nos maltratam, nos perseguem e nos atormentam.

Como Deus, e seguindo Seu exemplo, não devemos ser rápidos em vingar pessoas que merecem o castigo. Devemos apenas desacelerar, relaxar, respirar fundo e contar até 10. Como disse Thomas Jefferson: “Quando estiver com raiva, conte até 10 antes de falar. Se muito zangado, cem.”

Você provavelmente está pensando: “é mais fácil falar do que fazer!” Sim, concordo com você. Mas não se esqueça, que estamos falando do Fruto do Espírito. É o Espírito de Deus que colocou essa semente dentro de nós. Só precisamos deixá-la crescer.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: