Às vezes pensamos que a coragem é algo que vai aparecer quando precisarmos. Algumas pessoas pensam que ela está lá, escondida dentro de nossos corações esperando a oportunidade de aparecer.
Nesta história de Davi e Golias aprendemos outra lição importante sobre coragem, é um processo. Vejamos.
2 – O PROCESSO DA CORAGEM
A coragem é um processo; não acontece por acaso. Davi já era conhecido por Saul como um homem corajoso e guerreiro. Isto é o que os servos de Saul tinham a dizer-lhe sobre Davi:
“1Sam. 16:18 Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.”
Como ele chegou lá? Vejamos o processo para ter coragem:
A. É um processo crescente – Davi, como qualquer um de nós, não nasceu com coragem, não ficou corajoso instantaneamente, levou tempo e experiência:
“1Sam. 17:34 Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho,
1Sam. 17:35 eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.
1Sam. 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.”
a. Solidão no campo com o rebanho – O primeiro passo para ele foi, ainda adolescente, ficar sozinho no campo com o rebanho.
b. Um leão – O segundo desafio que teve de enfrentar foi um leão. Não se esqueça, estamos falando de um adolescente sozinho no campo.
c. Um urso – O terceiro desafio que ele teve que enfrentar foi um urso. Ele não tinha nenhum armamento, mas apenas uma funda, pedras e seu bastão e vara.
d. Golias – Agora ele está disposto a enfrentar Golias. E acredita que era capaz de fazer, como fez com o leão e o urso.
B. Entenda os fatos – A segunda coisa que aprendemos sobre o processo da coragem é que precisamos ter nossos fatos apurados. Precisamos saber o que está acontecendo e o que vai acontecer. Por três vezes Davi ouviu o que seria feito com a pessoa que derrotasse Golias. Ele entendeu os fatos.
“1Sam. 17:30 Desviou-se dele para outro e falou a mesma coisa; e o povo lhe tornou a responder como dantes.”
C. Veja o panorama geral – A terceira coisa que aprendemos nesse processo é ver o quadro geral. O povo, os soldados, tinham tanto medo de Golias que não conseguiam ver mais nada, apenas aquela pessoa enorme que os desafiava até a morte. Davi foi capaz de ver além disso. Este é o exército de Deus e ninguém, por maior que seja, pode fazer esse tipo de desafio e ficar impune. Davi tinha sua perspectiva no lugar certo. Ele teve uma atitude positiva, por isso conseguiu avaliar a situação e tomar uma decisão.
“1Sam. 17:26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”
Meu amigo, ao longo de nossas experiências de vida, Deus está nos preparando para enfrentar os desafios de nossas vidas. Pouco a pouco, Ele está treinando você para esse grande desafio que você terá que enfrentar mais cedo ou mais tarde.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário