sábado, 14 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 2

Você se lembra daquele valentão grande, maldoso, que aterrorizava todo mundo na sua escola? Bem, talvez você tenha sido abençoado o suficiente por não ter alguém assim. A história de Davi e Golias, traz alguns de nós ao nosso passado, quando tínhamos esse tipo de cara ou menina, na escola ou no bairro. 

Sabíamos que um dia precisaríamos fazer algo, mas a maioria de nós nunca teve coragem de fazê-lo. A história de Davi em 1Samuel, capítulos 16 e 17, tem muitas lições para nós sobre coragem. Aqui está a primeira.

1 – A FALTA DE CORAGEM

Quando as pessoas enfrentam gigantes em seus desafios, normalmente elas não estão preparadas para isso, ou às vezes, são pegas de surpresa, ou não têm o que é preciso para enfrentá-las. O texto de 1Samuel 17:23-28 nos ajuda a entender as reações comuns quando eles não têm coragem:

A.           Corra de medo – A primeira reação é correr de medo. Foi o que os soldados fizeram quando viram Golias. Os soldados tinham muito medo dele.

“1Sam. 17:23 Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.

1Sam. 17:24 Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,”

B.            Pague alguém para lidar com isso – A segunda reação que foi feita para motivar os soldados foi oferecer grande riqueza, a filha do rei em casamento e isenção de impostos para toda a família. Seria muito se não fosse Golias do outro lado.

“1Sam. 17:25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.”

C.           Ignorar, “eu não” – A terceira reação é apenas ignorar. Se fingirmos que ele não está lá, ele acabará indo embora. Basta fechar os olhos por um tempo, e quando você os abrir novamente, ele não estará mais lá. Davi estava perguntando aos soldados que estavam ali mesmo no campo de batalha, e eles estavam falando como pastores no campo, como se nada do que estava acontecendo tivesse a ver com eles.

“1Sam. 17:26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

1Sam. 17:27 E o povo lhe repetiu as mesmas palavras, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.”

D.     Reclamar – Por fim, temos a última reação, reclamar. Os irmãos de Davi ficaram chateados com todas as perguntas. Eles não gostaram do que Davi estava perguntando e nem das respostas que ele estava recebendo. "Você não tem nada melhor para fazer? E o seu trabalho? Você é perverso. Você veio aqui apenas para assistir à batalha." 

“1Sam. 17:28 Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.”

Sim, a maioria de nós vai preferir evitar o confronto, mas o que realmente precisamos é de coragem.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: