sábado, 28 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 4

Se você é um adolescente e um pastor, e decide enfrentar um guerreiro monstruoso, a primeira qualidade que você precisa em seu caráter é coragem. Se você não tiver coragem, você não vai enfrentar o gigante em sua vida.

Vejamos como Davi mostrou essa coragem.

3 – A CORAGEM EM AÇÃO

Davi, depois de todo o processo que vimos em nossos últimos artigos, conseguiu ter uma atitude positiva e tomar uma decisão importante para enfrentar esse Gigante. 

Quatro palavras marcam esta afirmação:

A.           Determinação – Talvez você possa chamá-la de força de vontade ou resolução. A atitude que diz: “Sim, eu quero fazer isso”; ou “Vamos fazê-lo;” ou “Deixa comigo”.

“1Sam. 17:32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.”

B.            Ousadia – Podemos defini-la como uma autoconfiança. Aqui ele está dizendo: “Eu posso fazer isso, eu fiz antes, e eu posso fazer de novo.”

“1Sam. 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.”

C.           Destemido – Essa atitude é marcada pelo atrevimento e intrepidez. É falar com firmeza: “Eu não tenho medo dele”. Davi pensou: “Algumas pessoas acham que ele é muito grande, olha o tamanho dessa cabeça, eu não posso errar!”

“1 Sam. 17:37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”

D.           Impudência – O que significa uma audácia, insolência e desacato. Davi conversou com Golias como se ele fosse do mesmo tamanho. Chamava-o de incircunciso e outros nomes. Eis o que ele disse a Golias antes de matá-lo:

“1Sam. 17:46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.”

A coragem é a primeira pedra que precisamos para enfrentar o nosso gigante.

Agora, aqui está uma questão muito importante. Seria prudente encontrar a resposta para esta pergunta. Por que Davi pegou cinco pedras lisas do riacho?  Talvez ele tenha pensado que, caso errasse o Gigante, teria um reserva.

Acho que é a coragem dele. Esta é apenas a minha opinião. Em 2Samuel 21:15-22 aprendemos que durante sua vida havia outros quatro gigantes daquela região de Gate, descendentes dos Rafain,um deles era irmão de Golias. Acredito que Davi pegou cinco pedras caso os outros quatro gigantes aparecessem. Ele, então, estaria preparado para eles.

Ora, isso é coragem!

Você tem essa pedra no alforje? Você precisa dessa pedra?

Talvez você não saiba, mas Deus através de muitas circunstâncias em sua vida tem te preparado para enfrentar o gigante que você está enfrentando agora. Ou talvez este seja apenas o treinamento para o verdadeiro gigante que está chegando.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 21 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 3

Às vezes pensamos que a coragem é algo que vai aparecer quando precisarmos. Algumas pessoas pensam que ela está lá, escondida dentro de nossos corações esperando a oportunidade de aparecer.

Nesta história de Davi e Golias aprendemos outra lição importante sobre coragem, é um processo. Vejamos.

2 – O PROCESSO DA CORAGEM

A coragem é um processo; não acontece por acaso. Davi já era conhecido por Saul como um homem corajoso e guerreiro. Isto é o que os servos de Saul tinham a dizer-lhe sobre Davi:

“1Sam. 16:18 Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.”

Como ele chegou lá? Vejamos o processo para ter coragem:

A.   É um processo crescente – Davi, como qualquer um de nós, não nasceu com coragem, não ficou corajoso instantaneamente, levou tempo e experiência:

“1Sam. 17:34 Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho,

1Sam. 17:35 eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.

1Sam. 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.”

a. Solidão no campo com o rebanho – O primeiro passo para ele foi, ainda adolescente, ficar sozinho no campo com o rebanho.

b. Um leão – O segundo desafio que teve de enfrentar foi um leão. Não se esqueça, estamos falando de um adolescente sozinho no campo.

c. Um urso – O terceiro desafio que ele teve que enfrentar foi um urso. Ele não tinha nenhum armamento, mas apenas uma funda, pedras e seu bastão e vara.

d. Golias – Agora ele está disposto a enfrentar Golias. E acredita que era capaz de fazer, como fez com o leão e o urso.

B.    Entenda os fatos – A segunda coisa que aprendemos sobre o processo da coragem é que precisamos ter nossos fatos apurados. Precisamos saber o que está acontecendo e o que vai acontecer. Por três vezes Davi ouviu o que seria feito com a pessoa que derrotasse Golias. Ele entendeu os fatos.

“1Sam. 17:30 Desviou-se dele para outro e falou a mesma coisa; e o povo lhe tornou a responder como dantes.”

C.   Veja o panorama geral – A terceira coisa que aprendemos nesse processo é ver o quadro geral. O povo, os soldados, tinham tanto medo de Golias que não conseguiam ver mais nada, apenas aquela pessoa enorme que os desafiava até a morte. Davi foi capaz de ver além disso. Este é o exército de Deus e ninguém, por maior que seja, pode fazer esse tipo de desafio e ficar impune. Davi tinha sua perspectiva no lugar certo. Ele teve uma atitude positiva, por isso conseguiu avaliar a situação e tomar uma decisão.

“1Sam. 17:26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Meu amigo, ao longo de nossas experiências de vida, Deus está nos preparando para enfrentar os desafios de nossas vidas. Pouco a pouco, Ele está treinando você para esse grande desafio que você terá que enfrentar mais cedo ou mais tarde.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 14 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 2

Você se lembra daquele valentão grande, maldoso, que aterrorizava todo mundo na sua escola? Bem, talvez você tenha sido abençoado o suficiente por não ter alguém assim. A história de Davi e Golias, traz alguns de nós ao nosso passado, quando tínhamos esse tipo de cara ou menina, na escola ou no bairro. 

Sabíamos que um dia precisaríamos fazer algo, mas a maioria de nós nunca teve coragem de fazê-lo. A história de Davi em 1Samuel, capítulos 16 e 17, tem muitas lições para nós sobre coragem. Aqui está a primeira.

1 – A FALTA DE CORAGEM

Quando as pessoas enfrentam gigantes em seus desafios, normalmente elas não estão preparadas para isso, ou às vezes, são pegas de surpresa, ou não têm o que é preciso para enfrentá-las. O texto de 1Samuel 17:23-28 nos ajuda a entender as reações comuns quando eles não têm coragem:

A.           Corra de medo – A primeira reação é correr de medo. Foi o que os soldados fizeram quando viram Golias. Os soldados tinham muito medo dele.

“1Sam. 17:23 Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.

1Sam. 17:24 Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,”

B.            Pague alguém para lidar com isso – A segunda reação que foi feita para motivar os soldados foi oferecer grande riqueza, a filha do rei em casamento e isenção de impostos para toda a família. Seria muito se não fosse Golias do outro lado.

“1Sam. 17:25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.”

C.           Ignorar, “eu não” – A terceira reação é apenas ignorar. Se fingirmos que ele não está lá, ele acabará indo embora. Basta fechar os olhos por um tempo, e quando você os abrir novamente, ele não estará mais lá. Davi estava perguntando aos soldados que estavam ali mesmo no campo de batalha, e eles estavam falando como pastores no campo, como se nada do que estava acontecendo tivesse a ver com eles.

“1Sam. 17:26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

1Sam. 17:27 E o povo lhe repetiu as mesmas palavras, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.”

D.     Reclamar – Por fim, temos a última reação, reclamar. Os irmãos de Davi ficaram chateados com todas as perguntas. Eles não gostaram do que Davi estava perguntando e nem das respostas que ele estava recebendo. "Você não tem nada melhor para fazer? E o seu trabalho? Você é perverso. Você veio aqui apenas para assistir à batalha." 

“1Sam. 17:28 Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.”

Sim, a maioria de nós vai preferir evitar o confronto, mas o que realmente precisamos é de coragem.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 7 de outubro de 2023

Cinco Pedras para Enfrentar Seu Gigante – Coragem – Parte 1

“Davi e Golias”, com certeza é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. É provavelmente a maior “Zebra” da história dos combates. Um pastor jovem e pequeno enfrenta um guerreiro bem treinado com os melhores equipamentos e armas disponíveis naquele tempo. Além disso, Golias é um homem enorme. Como Davi poderia vencer essa batalha? Como ele poderia superar essas adversidades?

Essa história maravilhosa está no livro de 1Samuel, capítulos 16 e 17. A história nos conta que Davi pegou 5 pedras para enfrentar Golias. Vamos usar esse número para aprender as cinco armas que Davi usou para vencer aquele gigante. A primeira arma é a CORAGEM.

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, teremos que enfrentar um gigante em nossa vida. Pode ser na nossa vida pessoal. Pode ser na nossa vida familiar. Pode ser na nossa vida de igreja.  Ou pode ser em nossa vida espiritual. É só uma questão de tempo. Quando chegar esse momentoa primeira coisa que precisaremos é de CORAGEM, para enfrentar esse gigante.

O Dicionário Merriam-Webster define Coragem como: “A força mental ou moral para se aventurar, perseverar e resistir ao perigo, medo ou dificuldade”

Infelizmente, não temos tempo para analisar todo o contexto dessa história. Devemos ler oscapítulos 16 e 17 para ver toda a história de Davi e Golias.

Aqui está um resumo do que estava acontecendo lá:

1.    Houve uma guerra entre os filisteus e os israelitas.

2.    Os filisteus tinham a vantagem da tecnologia – o ferreiro.

“1Sam. 13:19-20 Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança. Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice.”

3.    Os filisteus também tinham um campeão, um enorme – 9,9 metros de altura, forte e um guerreiro desde a juventude.

4.    Davi trabalhava no campo, cuidando do rebanho de sua família.

5.    Seu pai o enviou ao campo de batalha para levar comida para seus irmãos e receber algumas notícias.

6.    Ele ouviu o desafio de Golias e começou a fazer perguntas sobre isso.

7.    Ele entendeu que ninguém aceitaria o desafio.

8.    Decidiu aceitar o desafio.

9.    Levaram-no ao rei Saul.

10.O rei Saul fica feliz ao ver que alguém está disposto a arriscar sua vida para defender Israel e oferece sua armadura pessoal.

11.Davi se recusa, porque não está acostumado.

12.Davi pegou cinco pedras lisas de um riacho e as colocou em seu alforge de pastor

13.Ele enfrenta Golias e, usando uma funda, acertou Golias bem na testa.

14.O Gigante cai, Davi usou a espada de Golias, e cortou sua cabeça.

15.Quando os filisteus viram que seu campeão estava morto, fugiram e foram derrotados.

Davi mostrou muita coragem quando se ofereceu para enfrentar Golias. 

Coragem, isso é o que todos nós precisamos para enfrentar nossos gigantes. Nas próximas semanas, vamos dar uma olhada na coragem de Davi e aprender como podemos tê-la e como podemos usá-la para enfrentar nossos gigantes. 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas