sábado, 10 de junho de 2023

Casa – O Lugar de Relacionamentos Quebrados– Parte 3

          Todos nós temos nossa parcela de drama em nossas famílias. Não há exceção para isso. Jesus enfrentou desafios com Sua família. A relação com os irmãos era difícil, ou quebrada.

Nesta série sobre Encontros com Cristo Ressuscitado, aprendemos que a ressurreição produziu uma transformação nessa relação. Vamos aprender mais algumas lições para resolver esses relacionamentos rompidos.

2 – As Soluções Comuns

Para alguns dos relacionamentos quebrados que temos em nossas famílias, temos pelo menos duas soluções para eles:

Superá-los – A primeira solução comum é superar ultrapassar esses problemas. Tive muitos problemas com a minha irmã quando crescemos, problemas que desapareceram quando crescemos. Eram apenas coisinhas mesquinhas que se tornaram piada e motivo para rir.

segunda solução comum para o relacionamento quebrado é o caminho cristão, que envolve a Graça, a Confissão, o Perdão e o Amor.

Às vezes só precisamos reconhecer que o que fizemos foi errado, confessar e pedir perdão. 

Isso não garante que a pessoa vai te perdoar. Mas esse não é mais o seu problema. Se você fizer a coisa certa, a responsabilidade está fora de suas mãos, e está nas mãos daquela pessoa.

3 – A Solução Definitiva

Infelizmente, nem todo relacionamento quebrado será resolvido superando-o, ou lidando com ele de uma maneira cristã. Foi o caso de Tiago. Como vimos, ele teve muitos problemas com seu irmão mais velho, Jesus. Ele não conseguia entender quem era Jesus, e nem por que Ele fez o que fez. 

Por causa disso, Jesus, o Messias, o Filho de Deus, o Ressuscitado, apareceu-lhe de modo especial para mostrar-lhe quem Ele era.  Isto é o que Paulo escreveu“1Coríntios 15:7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos”.

A lição aqui para nós é, às vezes, algum relacionamento quebrado precisará de uma intervenção sobrenatural do próprio Deus. Crescer não vai funcionar, pedir perdão não vai funcionar. Somente a presença viva de Deus, com Seu toque especial, mudará as coisas, até lá, experimentaremos relacionamentos quebrados.

Você tem algum relacionamento quebrado em sua família? De que lado você está, daquele que o causou ou daquele que o sofreu?

É algo que você poderia resolver superando-o, ou é algo que precisa de arrependimento, confissão e pedido de perdão?

Talvez seja algo mais sério, e precise de uma intervenção especial de Deus.

Precisamos orar uns pelos outros. Foi o que Tiago, o irmão de Jesus, disse: “Tiago 5:13 Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. [14] Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. [15] E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. [16] Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: