sábado, 3 de junho de 2023

Casa – O Lugar de Relacionamentos Quebrados– Parte 2

         Em nossa série Encontros com Cristo Ressuscitado, vemos esse encontro interessante que Jesus teve com Seu irmão. Eis o texto“1Coríntios 15:7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos”, Começamos a ver algumas atitudes da família de Jesus em relação a Ele. Eles são as causas do rompimento. Hoje veremos mais algumas.

III. Fora de Si – O sentimento de que Ele estava fora de Si e louco, estava presente, não apenas na mente de Tiago, mas em boa parte da família. Você não pode ter uma conversa inteligente com Ele. Ele precisa de ajuda. Ele está dizendo coisas que não fazem sentido. Quantas famílias estão desestruturadas por causa desse sentimento?  Hoje temos todos aqueles termos chiques para identificar pessoas que não são muito normais. No passado, eles não tinham esses termos, e as pessoas eram categorizadas em apenas uma categoria: Louco.

“E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Marcos 3:21”

IV. Falta de respeito – Tiago sabia que Jesus não era filho de José. Isso provavelmente deve ser a sensação de que você não pertence. Tiago foi o próximo na fila para a herança, como o primogênito. 

“Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?” Mateus 13:55-56””

V. Sarcasmo -Sarcasmo pode ser definido como: “Um comentário cortante, muitas vezes irônico, destinado a ferir.” Nessa época para Tiago, Jesus tinha passado dos limites. “Se você é o Messias, mostre-se.”

Quantas palavras dissemos aos nossos irmãos, pais e filhos que os magoaram? Quantas piadas? Essas atitudes quebram relacionamentos na nossa família.

“Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judeia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.” João 7:3-4””

VI. Falta de fé – A Bíblia deixa claro que Seus irmãos não acreditavam nEle. Eles não podiam acreditar que seu irmão era o Messias prometido pelas Escrituras. Ele poderia ser um homem bom, um profeta e até um milagreiro, mas não o Filho de Deus.

Quantas relações familiares são rompidas porque não acreditamos um no outro? Não há confiança um no outro.

“Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele. João 7:5”

VII. Não ouvir – Eles pararam de prestar atenção em Jesus. Eles não estavam ouvindo sobre quem era Jesus, e o que estava prestes a acontecer em Sua vida.

Este é mais um motivo de relacionamentos quebrados em nossas famílias, não nos escutamos. Não prestamos atenção no que o outro está dizendo. 

“Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente. João 7:6”

VIII. Distância – A família não tinha mais acesso fácil a Ele. Havia uma distância entre eles. Eles não andavam juntos como no passado. Essa é uma das causas e, ao mesmo tempo, consequências do desmoronamento em nossas famílias. As pessoas só começam a se distanciar de suas famílias por causa do relacionamento quebrado e essa distância vai criar mais destruição.

“Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. Lucas 8:19”

“Disse-lhes Jesus estas coisas e continuou na Galileia. Mas, depois que seus irmãos subiram para a festa, então, subiu ele também, não publicamente, mas em oculto. João 7:9-10”

Meu amigo, talvez você esteja experimentando um relacionamento quebrado em sua família, ou você conhece alguém que está. Não se esqueça que isto aconteceu com a família de Jesus. E Ele, o Cristo ressuscitado, pode intervir e restaurar.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas Pina

Nenhum comentário: