sábado, 6 de maio de 2023

A Igreja Doméstica – A Casa da Dúvida

          A fé deve ser exteriorizada nas ações. Fé não é só palavras. A confissão é uma expressão verbal da nossa fé, que será demonstrada em atos.

De acordo com os relatórios de Rasmussen:

78% dos americanos acreditam que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos.

85% acham que a pessoa conhecida pela história como Jesus Cristo realmente andou pela Terra há 2.000 anos.

81% Acreditam que Jesus foi o filho de Deus que veio à Terra e morreu por nossos pecados.

Entre aqueles que raramente ou nunca frequentam a igreja

46% acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos

52% acham que ele era filho de Deus

67% dizem que ele andou pela Terra

Essas afirmações, infelizmente, não se traduzem em vidas transformadas e expressões sociais. Se esses números fossem reais, teríamos um país e um mundo diferentes. Por outro lado, algumas dessas pessoas têm profundas dúvidas que as impedem de ter uma vida cristã vibrante.

Em nossa série sobre os Encontros com o Cristo Ressuscitado, temos uma história interessante e bem conhecida. Trata-se de Tomé, conhecido como “O Santo Incrédulo” ou que queria “ver para crer”. Você pode encontrar a história em João 20:24-31.

Aqui temos um homem corajoso que precisava de mais provas para fundamentar sua fé. Seu nome é Tomé, significa – Gêmeo, ou Dídimo, que é o equivalente grego. Ele era honesto, pessimista e falador. Ele queria provas materiais de que Jesus estava vivo.

Sua experiência nos ensina lições muito importantes.

1 – Não perca o culto na igreja – Essa é a primeira lição que aprendemos com essa história: NÃO PERCA O CULTO NA IGREJA. Tomé aprendeu essa lição da maneira mais difícil. Ele não estava lá no primeiro domingo, e Jesus só voltaria a aparecer no domingo seguinte. Sete longos dias esperando, ouvindo todos os testemunhos, e pressões, e resistindo a eles.

É importante entendermos que, quando faltamos à igreja, perderemos algo de Deus. Pode ser uma música especial, um testemunho, um irmão ou irmã compartilhando ou nos afirmando, e a mensagem de Deus para nós.

2 – Está bem ter dúvidas – A segunda lição que aprendemos com Tomé é que não há problema em ter dúvidas. As dúvidas fazem parte da nossa natureza humana. As perguntas nos ajudam a investigar e ter certeza. A única coisa que temos de ter cuidado é de ouvir os dois lados.

Aqui temos um discípulo que foi contado entre os doze. Se alguém que andou com Jesus por 3 anos e meio, ouvindo Seus ensinamentos, vendo os milagres e até mesmo realizando milagres, tinhadúvidas, não devemos nos surpreender se nós ou alguns de nós de vez em quando teremos dúvidas.

3 – Jesus Respeita Nossas Dúvidas – A terceira lição que aprendemos nesta história é que Jesus respeita nossas dúvidas. Jesus não repreendeu Tomé. Jesus tomou todas as medidas para garantir a Tomé que Ele ressuscitou dentre os mortos. Se a dúvida for sincera, Jesus a honrará e tentará dissipá-la.

4 – Jesus Quer que a Gente se Mova da Dúvida para a Fé  O objetivo de Jesus é ajudar quem está em dúvida a passar da dúvida para a fé. O objetivo é produzir fé, uma fé forte.

5 – Alguns precisarão de uma prova mais clara – É por isso que temos apologética, com todos os tipos de provas, para que as pessoas possam ser convencidas sobre a verdade. É por isso que temos milagres, para que as pessoas possam ver o poder de Deus.

 Alguns vão apenas acreditar – Estes serão mais abençoados do que os outros que precisam de algum tipo de prova. Jesus os valoriza mais do que os outros. “João 20:27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.” Esse é o objetivo que Jesus tem para nós.

A confissão de fé que Tomé fez é a prova de que, quando as pessoas têm dúvidas sinceras e essas dúvidas são satisfeitas, elas se tornarão crentes fortes.  "John 20:28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”

A tradição nos diz que Tomé foi para a Índia e pregou o Evangelho lá, onde foi martirizado por uma lança lançada em seu corpo enquanto estava ajoelhado em oração.

Deus te abençoe,

Pr. Lucas

Nenhum comentário: