A Bíblia nos diz que a morte é um inimigo que será derrotado. O desafio para nós é que, até esse dia, precisaremos lidar com sua presença e devastações. Em João 11:33-45, aprendemos sobre a ressurreição de Lázaro e as importantes lições desse evento. Em nosso último artigo, aprendemos que a morte faz parte da vida. Hoje vamos aprender mais algumas lições.
2 – Jesus Sente Nossa Dor – A segunda lição que aprendemos aqui nesta história é que Jesus sente a nossa dor. “João 11:33 Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se...” Há três pessoas aqui que reagem e produzem uma reação em Jesus.
Marta – Ela é a prática, e racionaliza a coisa toda. Ela está esperançosa no futuro, mas sem esperança no presente. “João 11:24 Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia...” Para ela, Jesus tinha que estar lá antes da morte de Lázaro, mas agora somente na ressurreição dos santos ela o verá novamente.
Os judeus – Eles duvidaram. Eles não acreditavam que Jesus pudesse fazer qualquer coisa naquele momento. Era tarde demais para fazer qualquer coisa. “João 11:37 Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?” Os judeus que estavam lá para lamentar e consolar as irmãs não podiam acreditar que Jesus pudesse fazer qualquer coisa. Para eles, parece que Jesus perdeu a oportunidade de curar Lázaro.
Maria – Ela traz o seu quebrantamento, humildade e dependência para Jesus. “João 11:32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.” Maria traz o verdadeiro quebrantamento, humildade real, e isto tocou as cordas do coração de Jesus. “João 11:35 Jesus chorou.”
3 – Jesus pode trazer as coisas à vida novamente – A terceira lição que aprendemos nesta história é que, Jesus pode trazer as coisas à vida novamente. “João 11:42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.”
Ele pediu-lhes que movessem a pedra na entrada do túmulo. Ele ora, e grita para Lázaro: “Lázaro, vem para fora!” Kenneth L. Barker e John R. Kohlenberger, no Zondervan NIV Bible Commentary coloca desta forma: “As palavras ditas foram breves e diretas, e podem ser parafraseadas: ‘Lázaro! Saia por aqui!’, como se Jesus estivesse dirigindo alguém perdido em uma masmorra sombria.”
O morto saiu, e Jesus pediu-lhes que tirassem dele as roupas do sepultamento. “Desatai-o e deixai-o ir.” O povo que testemunhou esse evento creu em Jesus: “João 11:45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.” O que aprendemos aqui é que vida produz vida. A ressurreição de Lázaro produziu fé em muitas pessoas.
Para todos nós que estamos experimentando a perda, não importa onde em nossa vida. Jesus está à entrada do nosso sepulcro, sofre conosco, ora por nós e chama-nos de volta à vida. Creia em Jesus, obedeça ao Seu mandamento e saia.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário