sábado, 18 de junho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Pobre de Espírito – Parte 2

Ser pobre de espírito é mais do que faltar comida, abrigo, dinheiro, etc. Jesus está falando de um tipo diferente de pobreza. É uma pobreza que vem de dentro, em nosso espírito. Aqui estão mais algumas coisas que ser pobre de espirito significa.

2     – O POBRE DE ESPÍRITO É ALGUÉM QUE DEPENDE TOTALMENTE DA GRAÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS 

A.            Deus, e só Deus é aquele que pode salvar – O pobre de espírito é aquele que depende totalmente da obra de Deus para ser salvo. Isso é muito importante para entendermos que o cristianismo é uma fé exclusivista. Nossa fé reformada proclama; Somente Cristo.

B.            Os pobres de espírito somente recebem a oferta gratuita de Deus – Esse é o melhor desafio para as pessoas da nossa geração que pensam que podem fazer algo para possuir a salvação. Os pobres de espírito sabem que não podem. Eles só devem estender as mãos vazias da fé e receber de Deus o dom da salvação.

C.             Os pobres de espírito reconhecem e aceitam que é apenas pela graça e pela fé – Dependemos da graça e misericórdia de Deus. Deus é quem decide e opera a salvação naqueles que Ele quer. Esta é uma situação humilhante para nós. Temos que aceitar que não temos nada para fazer, ou qualquer coisa que façamos não é boa o suficiente para adquirir a salvação para nós mesmos.

3 – O POBRE DE ESPÍRITO É ALGUÉM QUE RECEBERÁ O REINO DO CÉU

A.            O portão para o Reino não é apenas estreito, mas também baixo – isso significa que poucos entrarão, mas para entrar eles têm que se curvar, baixar a cabeça, se humilhar. É o Reino de Deus, e Ele decidiu disponibilizá-lo através da obra de Seu Filho Jesus Cristo. E aqueles que estão dispostos a baixar a cabeça e humilhar-se poderão receber e entrar neste Reino.

B.            Os pobres de espírito são os que humildemente aceitam que não são o rei e a rainha neste novo Reino – Eles são servos de Cristo. Jesus é o Rei e a autoridade final em Seu Reino. A questão para os cristãos hoje é, quem tem a palavra final sobre sua vida, sua família, trabalho e as outras áreas da sua vida? Jesus é o Rei da sua vida ou você ainda está no controle?

C.             Os pobres de espírito se humilham diante de seus irmãos e irmãs – Isso é muito importante para entendermos e praticarmos. A Bíblia nos diz que devemos considerar nossos irmãos e irmãs superiores a nós, e nos considerar inferiores a eles. Os pobres de espírito têm um coração humilde em relação a Deus e seus irmãos e irmãs. Não importa se eles têm dinheiro ou não, se eles têm uma posição social importante ou não. A Bíblia é clara que devemos considerá-los superiores a nós.

Jesus nesta Bem-Aventurança nos diz que as pessoas, que são pobres de espírito, encontrarão uma felicidade que vem diretamente do próprio Deus. Eles terão uma felicidade espiritual que ninguém pode tirar deles. Eles terão uma felicidade espiritual que se baseia na vontade de Deus e estaremos certos de que Deus está satisfeito conosco.

Pobre de espírito, a verdadeira humildade é a primeira porque sem essa atitude não podemos avançar em nossa vida espiritual. Só podemos ser recebidos no Reino de Deus quando nos humilhamos e aceitamos o presente gratuito de Deus em Cristo.

O desafio para nós durante este estudo das Bem-Aventuranças é encontrar a Felicidade que vem de Deus. Essa felicidade é totalmente diferente da felicidade que experimentamos no mundo. Não é uma felicidade psicológica ou emocional; é uma Felicidade Espiritual que só Deus pode dar a você.

Minha oração é que você durante esta série descubra essa felicidade.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas 

Nenhum comentário: