sábado, 11 de junho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Pobre de Espírito – Parte 1

 "SIM, EU POSSO! SIM, VOCÊ PODE! SIM, PODEMOS!

Podemos fazer isso por nós mesmos?

Podemos ser bons membros da igreja?

Podemos viver a vida cristã pelos nossos próprios esforços?

Podemos ajudar a nós mesmos?

Podemos receber o favor de Deus por nossas boas ações?

Podemos salvar a nós mesmos?

Sim, eu posso! Sim, você pode! Sim, podemos! "

Vivemos em uma época em que as capacidades humanas são exaltadas ao extremo. As pessoas são ensinadas que suas possibilidades são ilimitadas. Nossa geração está recebendo a informação de que podemos fazer tudo e qualquer coisa, até mesmo nossa própria salvação.

Temos pessoas hoje tentando se salvar. Eles acreditam que se trabalharem duro, orarem duro, frequentarem os cultos regularmente e realizarem boas obras, eles serão salvos, e Deus olhará para eles com favor.

Como vimos em nossa última mensagem de nosso Senhor e Salvador este Sermão é totalmente contracultura, propõe algo totalmente diferente do que temos em nossa sociedade.

A primeira Bem-Aventurança é essa, “Mateus 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

Há quatro termos que são importantes neste texto: Abençoado, Pobre e Espírito, reino dos céus.

A.            Abençoado – A palavra significa "abençoado (receber o favor de Deus), afortunado, bom (em posição de favor), feliz (sentimentos associados a receber o favor de Deus)."  Essa é a palavra usada para bem-aventurados. Abençoado é a palavra que expressa o favor de Deus àqueles que Ele ama. Essa bênção é interna e espiritual.

B.            Pobres – Há duas palavras no Novo Testamento para pobres. Esta significa: "pobre; (n.) pobre, mendigo, uma pessoa de poucos recursos, culturalmente considerada oprimida, desprezada e miserável, totalmente falida. " Expressa a situação humana de ser impotente, privado de qualquer coisa ou poder.

C.             Espírito – A palavra para espírito é uma referência ao espírito humano, aquele que foi regenerado e transformado pelo Espírito de Deus.

D.            Reino dos Céus – O Reino de Deus é o lugar onde Deus vive, governa e tem controle. É onde estão a vida abundante e a riqueza de Deus.

Essas palavras nos ajudam a entender o profundo significado desta Bem-Aventurança.

1 – O POBRE EM ESPÍRITO É ALGUÉM QUE RECONHECE SUAS LIMITAÇÕES

A.            Não depende de sua situação financeira – Os pobres de espírito, o termo já nos diz, está no espírito. É o reconhecimento dessa pessoa que ele ou ela não pode fazer nada para salvar-se a si mesmo. Não é algo que vem de fora ou de uma abundância financeira. É o profundo reconhecimento espiritual que eles são limitados e não podem fazer nada de bom para agradar a Deus. Claro, a pessoa que é realmente pobre tem algumas vantagens, porque é mais fácil para ela reconhecer e aceitar suas limitações. Elas podem vê-las. Pessoas que têm uma vida melhor, são cegas por essas coisas e têm mais dificuldades para aceitar suas limitações.

B.            É o reconhecimento de nossa total depravação – Os pobres de espírito reconhecem que ele ou ela não pode fazer nada para salvar a si mesmo. Eles são totalmente depravados espiritualmente. Paulo em Efésios os chama de “mortos em transgressões”, o que significa que não há nada que possamos fazer da nossa parte para atrair a graça e a salvação de Deus.

C.             Todas as tentativas de nossa parte falharam – esta é a conclusão de que os pobres em espírito chegaram. Suas tentativas de agradar a Deus e salvar-se falharam, e eles se viram perdidos e em uma posição desconfortável de serem inimigos de Deus.

Como você pode ver, os pobres de espírito são pessoas que olham dentro de si e percebem que elas não são fortes o suficiente ou boas o suficiente para agradar a Deus com suas próprias habilidades.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: