A história da humanidade está marcada com lágrimas. Começamos nossa vida chorando. Durante nossos anos mais jovens passamos por mudanças e muitas vezes angústia é a resposta que temos. Quando nos tornamos adultos, começamos a entender o mundo e seus problemas mais profundos e não podemos fazer mais nada além de chorar.
E finalmente, quando envelhecemos e o fim da vida se aproxima, às vezes ficamos cheios de arrependimento e medo da morte, entre outros sentimentos que nos fazem chorar.
Nós, como seres humanos, temos muitas razões para chorar, tais como:
Tristeza
Tragédia
Decepção
Fracasso
Problemas
Frustração
Dificuldades
Dor
E a lista pode continuar.
Nos últimos posts vimos a primeira Bem-Aventurança, sobre os “Pobres de Espírito”.
Eles são abençoados porque reconhecem que são impotentes e não podem fazer ou ser o que Deus lhes pede. Eles dependem totalmente da graça e misericórdia de Deus para serem e fazerem o que Deus e Sua Palavra exigem deles.
É importante entendermos que as Bem-Aventuranças estão conectadas umas com as outras. São passos em direção ao mesmo objetivo, A FELICIDADE QUE VEM DE DEUS.
Neste post veremos a próxima:
“Mateus 5:4 Bem-aventurados são aqueles que choram, pois serão consolados.”
Duas palavras são centrais neste verso: a palavra “chorar” e a palavra “conforto”. A palavra chorar significa: “lamentar, prantear, se entristecer.” A palavra usada aqui é a mais forte entre as outras que significam chorar. É o lamento pela perda da coisa mais preciosa na vida de alguém.
Mas aqui Jesus está falando sobre o choro e o lamento por algo diferente; a razão desse lamento é a consequência do primeiro passo após entrar no Reino de Deus, o estado de ser “Pobre de Espírito”.
Como as outras Bem-Aventuranças, esta também não faz sentido à primeira vista. Como posso ser abençoado e feliz por estar triste e lamentando?
Vejamos algumas razões para os filhos de Deus chorarem e receberem conforto por isso.
1 – LAMENTAMOS POR NOSSOS PECADOS
A primeira razão é lamentar por nossos próprios pecados e faltas. Depois de reconhecer que somos pobres de espírito, o próximo passo é olhar dentro de nossa própria alma e vida, e perceber o quão longe estamos dos Padrões de Deus.
A primeira atitude que temos que ter é lamentar os nossos pecados. E arrependimento é o próximo passo. Temos que reconhecer nossas falhas e erros. Paulo escreveu aos Coríntios sobre isso para lhes dizer que a tristeza piedosa traz arrependimento que leva à salvação. Vejamos alguns exemplos nas Escrituras.
A – A Mulher Pecaminosa – Quando uma mulher veio a Jesus e lavou os seus pés com suas lágrimas, ela foi condenada pelas pessoas da casa, mas Jesus fez questão de dizer a ela que aqueles que são muito perdoados, amam muito. “Lucas 7:47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.”
Quando reconhecermos nossos pecados, e percebermos o quanto ofendemos Deus, não teremos outra atitude, mas choro.
B – O Rei Pecaminoso – Davi – Davi teve a mesma atitude quando escreveu o Salmo 32, lá ele disse:
“Salmo 32:1-5 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. [2] Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. [3] Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. [4] Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. [5] Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.”
Davi até mencionou a dor que seus pecados lhe causaram.
É importante entendermos que é esse tipo de lamento que Jesus está mencionando.
Quando formos capazes de ver nosso pecado, ver o quanto entristecemos a Deus com nossas atitudes, palavras, pensamentos e sentimentos, então estas coisas nos farão chorar.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas