sábado, 28 de maio de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Parte 1

            Cada um de nós tem nosso próprio jeito e ideia de ser cristão. Este é o maior desafio para o cristianismo dos nossos dias. Nós decidimos por nós mesmos o que é certo e errado e como um cristão deve acreditar e se comportar.

As pessoas ficariam chocadas se lessem o Novo Testamento e descobrissem o que Jesus disse. Provavelmente, a maioria dos membros de uma igreja cristã discordaria dEle. E isso é o que muitas igrejas estão fazendo em todo o mundo, eles estão redefinindo Jesus, e fazendo-O dizer o que eles querem ouvir.

Antes de mergulharmos nas Bem-Aventuranças, precisamos aprender algumas coisas sobre o Sermão da Montanha (Mateus capítulos 5, 6, e 7). O Sermão da Montanha é um dos ensinamentos mais importantes, se não o mais importante de Jesus. Neste sermão aprendemos lições essenciais do próprio Jesus sobre seu Reino. Por isso é importante que entendamos este sermão.

Um dos aspectos importantes do Reino, que Jesus deixou claro, é que o Reino é espiritual e não físico e político. O Messias que o povo esperava era um líder físico e forte que conquistaria e derrotaria o império romano e estabeleceria o antigo reino de Israel no mundo. Eles estavam esperando por este tipo de rei. Jesus veio com uma mensagem totalmente diferente, uma mensagem de que o Reino de Deus não era algo físico nem político, mas espiritual.

O outro aspecto sobre o Reino é que o Reino é interno e não externo. Jesus deixa claro neste sermão que os ensinamentos afetarão a pessoa internamente, antes de afetá-la externamente. O Reino de Deus começa em nosso coração, e se espalha para fora em nossa vida.

A primeira coisa que precisamos aprender neste sermão é sobre seu mestre. Jesus é o mestre, e é assim que Ele se apresenta neste sermão.

Jesus, o Rei – Neste sermão o Rei anuncia os princípios do Seu Reino. Jesus é o Messias e o Rei, e neste sermão, Ele está estabelecendo as regras e o modus operandi de Seu Reino. Provavelmente, foi por causa disso que Ele foi para o topo da montanha, então Ele não só comunicaria melhor sua mensagem ao povo, mas também deixaria claro que Ele é a pessoa mais elevada e importante do Reino.  Se alguém quiser ouvir e aprender com Ele, eles têm que vir até Ele.

Jesus, o Rabino – Ele sentou-se – esta era a tradição de um ensino autoritativo. Quando o rabino assentava, ele estava ensinando com autoridade. Quando o rabino ensinava andando ou ficando em pé normalmente isso significaria que o ensino não tinha a mesma autoridade comparada com os ensinamentos quando ele estava sentado.

Jesus com essa atitude está dizendo ao povo e aos discípulos que Ele é o Mestre, o Rabino, aquele com autoridade de Deus para lhes dizer o que fazer e o que ser. Isso deve impactar cada um de nós quando lermos o que Jesus disse.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: