sábado, 19 de março de 2022

Crescimento Cristão – Alimento Certo

           A maturidade cristã é o resultado de muitas coisas se unindo na vida de um seguidor de Cristo. Não acontece de repente, ou em um fim de semana. É um processo que vai levar toda a sua vida. Alguns de nós serão capazes de crescer mais rápido dependendo de muitas circunstâncias.

Um dos maiores problemas do nosso mundo é a fome. As pessoas não têm nada para comer, o outro problema é que as pessoas comem errado. Eles têm comida, mas não sabem o que comer e como comer. Na vida cristã vemos os mesmos desafios: alguns cristãos não têm comida suficiente, e passam fome em sua vida cristã.  Algumas pessoas comem a comida errada de uma maneira errada e desenvolvem uma vida cristã que é deformada e carece de produtividade.

Em Hebreus 5: 11-14, lemos isso: “[11] A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. [12] Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. [13] Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. [14] Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

O autor da carta está escrevendo para cristãos que deveriam saber das coisas e ser maduros a essa altura em suas vidas, mas infelizmente, ele não pode fazê-lo, porque eles não estão prontos para receber o tipo de comida que ele queria dar-lhes. Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de comida que temos em nosso crescimento cristão.

Isso é o que o apóstolo Paulo disse aos coríntios: “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 1Corintios 3:2.”

1 – Leite – O primeiro alimento que temos em nosso crescimento cristão, é o lógico, o leite de nossa Mãe. No nosso caso, a Palavra de Deus. O leite aqui representa os princípios básicos da Fé Cristã, tais como: A Garantia de nossa salvação e vida eterna, perdão, adoção, justificação pela fé,oraçãoa importância de nossa devoção diáriaa importância de frequentar uma igrejaa necessidade de compartilhar a Boas Novas, e alguns outros.

2 – Purê – Quando começamos a crescer, deixamos de viver só com leite, precisamos de algo mais sólido, mas ainda não estamos preparados para comer algo totalmente sólido. Então, a opção é um purê. Isso é algo que vem pronto para os pais usarem. No passado, eles tinham que preparar tudo para as crianças. Nesta fase, a criança espiritual começará a se aprofundar nos aspectos da doutrina, da comunhão, do estudo das Escrituras e praticar os primeiros passos em sua jornada de fé.

3 – Carne – A etapa final é comer alimentos sólidos, representados aqui pela carne. É quando o cristão começa a se tornar um discípulo, alguém que não só ouve a Palavra, mas pratica a Palavra. Eles seguem Jesus. Eles conhecem Deus, amam a Deus e o adoram. Eles amam seus irmãos e irmãs e os servem. Eles estão empenhados em proclamar o Evangelho em todos os lugares.

Nesta carta o autor está muito chateado com os leitores, pois eles não puderam seguir suas instruções. Era muito complicado para eles entenderem o que ele tinha a dizer, então ele teve que voltar e começar a dar-lhes leite novamente.

É a nossa relação com a Palavra de Deus, lendo, estudando e a praticando que determinará o nosso crescimento na vida cristã.

Você sabe o suficiente sobre o básico da fé cristã e da vida cristã? Você é capaz de praticar o que você tem aprendido com as Escrituras, estudo bíblico, sermões, comunhão, etc.?

Sua vida está sendo mudada através da Palavra dEle? Você é capaz de ver a diferença? Seus amigos e familiares podem ver a diferença?

Que tipo de comida você está comendo, Leite, Purê ou Carne? 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: