Uma pesquisa da Barna Research nos mostra que a presença na Igreja está caindo. Claro, não precisamos que uma empresa de pesquisa nos diga isso, porque podemos contar a presença nos cultos todos os domingos.
De acordo com Barna:
"43% dos adultos americanos frequentam a igreja em um fim de semana típico. (2002)
De meados dos anos 80 até meados dos anos noventa, a presença na igreja foi em uma montanha russa. Em 1986, 42% dos adultos participaram de um culto na igreja durante uma semana típica em janeiro. A presença aumentou constantemente, atingindo um pico de 49% em 1991, antes de iniciar uma descida muito lenta, mas constante, por volta de 43% em janeiro de 2002.
As pessoas não estão frequentando a igreja, até os membros não estão vindo para cultos regulares. A porcentagem de membros frequentando a igreja semanalmente é de cerca de 35%."
Barna também nos conta algo muito interessante "Entre as 7 Estatísticas Mais Controversas": “4. Até o final da década, 50 milhões de americanos procurarão ter sua experiência espiritual apenas através da Internet, e não em uma igreja; e mais de 100 milhões de americanos contarão com a Internet para prover alguns aspectos de sua experiência religiosa.”
Embora esses números sejam de 2002, refletem a mesma tendência em pesquisas recentes.
As pessoas estão procurando outros lugares e locais para suprir suas necessidades espirituais. A Igreja não é mais a principal fonte de crescimento espiritual e espiritualidade.
O Salmo 122, sendo um Salmo de Romagem nos diz do ânimo do povo quando eles estavam indo para a igreja. O salmista diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”A ideia de ir à igreja trazia alegria e felicidade.
Você se lembra da última vez que teve alegria ao pensar que ia à igreja? É a mesma felicidade que você tem quando vai a um jogo de futebol, um cinema ou um show? As expectativas e a excitação são as mesmas?
Por que deveríamos ser tão felizes e nos alegrar quando vamos à igreja?
Por que deveríamos ir à igreja? Este salmo nos dará algumas boas razões para ir à igreja.
A primeira razão é a COMUNHÃO. Esta é a primeira razão para ir à igreja que o salmista nos dá, comunhão. A viagem nunca foi sozinha para aqueles que estavam indo para Jerusalém. Famílias e amigos organizavam uma caravana para ir ao culto. A ideia de alguém ir sozinho era impensável.
O versículo 2 expressa esta ideia: “[2] Os nossos pés estão parados dentro das tuas portas, ó Jerusalém!”
E o versículo 4 nos diz que as tribos subiriam juntas. “[4] aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor,” havia uma expectativa não só de ir com a família e amigos, mas também de ver famílias e amigos que viviam em outras partes do país, e algumas em outras partes do mundo.
Nesta jornada, nós vamos juntos porque somos as tribos do Senhor. Somos a família de Deus, somos irmãos e irmãs e esta é uma reunião de família. Todo mundo deveria estar lá. Estaremos lá para enfrentar todas as dificuldades juntos. Vamos nos ajudar durante a viagem.
Há dentro de cada um de nós um desejo de pertencer, de ser parte de algo maior. A igreja, a Família de Deus, nos dá essa oportunidade.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário