sábado, 22 de agosto de 2020

Salmo 122 – Por que ir à Igreja? –Parte 3

 "Não estão se divertindo? Não estão se divertindo? Não é para isso que estão aqui?” Essa é a famosa frase de Maximus no filme Gladiador, logo após matar outro gladiador. Essa atitude do coliseu, pouco a pouco, foi transferida para nossos cultos de adoração. As pessoas agora vêm à igreja para se divertir, para serem entretidas, para ouvir boa música, para assistir a um show.

Essa mentalidade não está afetando apenas os que estão procurando uma igreja, mas também as igrejas, já que muitas igrejas estão fazendo tudo o que podem para produzir um entretenimento com alta qualidade, então as pessoas não só virão, mas ficarão.

O Salmo 122 nos dá mais um motivo importante para ir à igreja – APRENDIZAGEM. Essa é a última razão que o salmista menciona. Nós vamos à igreja para aprender com Deus, para aprender Seus estatutos e leis.

Isto é o que o salmista diz no versículo 5: “[5] Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi.” O povo iria a Jerusalém em busca de orientação e justiça. Eles iriam para Jerusalém para aprender o que fazer e como fazê-lo.

Esta é uma das principais razões pelas quais devemos ir à igreja, para aprender a Palavra de Deus e Seus estatutos e como aplicá-los em nossas vidas diárias. Mas, infelizmente, não estamos experimentando isso em nossas igrejas ultimamente. Isso explica o alto nível de analfabetismo bíblico que temos em nossas congregações.

Agora que sabemos as razões pelas quais devemos ir à igreja, esse salmo também nos ajuda a entender o que devemos fazer pela igreja. É importante termos uma ideia clara de que a igreja tem algo para nos oferecer, mas nós também temos que oferecer algo para a igreja. A primeira coisa é orar e trabalhar pela paz dela. No versículo 6 temos isso: "[6] Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam." Porque a igreja é tão importante para nós e para Deus, devemos fazer tudo para manter a paz dentro da igreja. Deveríamos ser pacificadores começando na igreja. Devemos trabalhar para unir irmãos e irmãs na paz de Cristo.

O salmista não para por aí, ele também nos diz para fazer mais uma coisa pela igreja, orar e trabalhar por sua prosperidade e crescimento. No versículo 9 temos isso: “[9] Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem.” Todos nós temos a responsabilidade de orar e buscar a prosperidade da igreja.

Alguns de nós querem receber o que a igreja tem a oferecer, mas não estamos na igreja apenas para desfrutar da Comunhão, do Porto Seguro, da Adoração e do Aprendizado. Estamos lá para fazê-la crescer com nossos dons, participação e orações.

Meu amigo, você não pode fazer sua jornada sozinho, você vai precisar de pessoas, irmãos e irmãs, para andar com você, para nutrir você, para adorar com você, para ensiná-lo, e para protegê-lo. 

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 15 de agosto de 2020

Salmo 122 – Por que ir à Igreja? – Parte 2

    Há muitas razões pelas quais as pessoas param de ir à igreja. Aqui está uma pesquisa com as dez principais razões. Algumas razões mencionadas aqui são válidas, mas algumas são apenas uma desculpa para pessoas que não querem ir à igreja.

As dez principais razões pelas quais as pessoas param de frequentar a igreja

1. Simplesmente estou muito ocupado

2. Responsabilidades familiares/domiciliares impediram a participação

3. Membros da igreja são hipócritas

4. Membros da Igreja estão sempre julgando os outros

5. Mora longe demais da igreja

6. Situação de trabalho impediu a presença na igreja

7. Igreja não estava me ajudando a desenvolver espiritualmente

8. Parou de acreditar na religião organizada

9. Igreja era dirigida por uma panelinha que desencorajava o envolvimento

10. Divorciou-se/se separou

Vivemos em um tempo em que as pessoas não precisam de uma boa desculpa ou razão para parar de frequentar a igreja. Só não estar disposto a ir já é uma boa razão para muitos. Eles não precisam explicar ou defender sua decisão. Eles simplesmente não vão, ponto final.

O Salmo 122 nos dá razões fortes e importantes para ir à igreja. A segunda é porque a igreja é um PORTO SEGURO. Em um mundo em rápida mudança onde não sabemos mais onde estamos e o que está acontecendo; a igreja proporciona uma sensação de segurança e proteção.

É o que afirma o salmista no versículo 3:"[3] Jerusalém, que és edificada como uma cidade compacta," Esses peregrinos tinham que viajar longas distâncias e às vezes atravessavam áreas perigosas. Chegar a Jerusalém com suas grandes muralhas e portões fortes era um alívio para eles.

Esse é o mesmo sentimento que deveríamos ter quando chegamos à igreja – um momento de alívio e conforto em nossa vida espiritual. Igreja deve ser um lugar onde todos se sintam seguros e protegidos.

A terceira razão para ir à igreja é CULTO. Vamos à igreja não só para escapar do mundo, mas vamos lá para adorar Deus e exaltar o Seu Nome.

A segunda parte do versículo 4 afirma isso: “[4b] para dar graças ao Senhor, conforme o mandamento dado a Israel.” Nosso principal objetivo na igreja é louvar o Nome do Senhor. Ele é a pessoa mais importante do nosso culto.

Às vezes o substituímos por coisas, pessoas e atividades. Não é o Pastor; não é o coral, a banda; não são as crianças, nem os idosos. Não é o estilo musical e as instalações. O Senhor é aquele que deve ser louvado e adorado.

A segunda coisa que o versículo menciona é que devemos fazer isso “conforme o mandamento dado a Israel”. Isso significa que devemos adorar a Deus de acordo com Sua Palavra. Às vezes fazemos muitas coisas no culto que não tem lugar ou apoio na Sua Palavra; fazemos porque gostamos, ou porque sempre fizemos dessa forma. Adoração não deve ser sobre preferências pessoais. Não vamos à igreja fazer o que queremos ou gostamos. Vamos à igreja para adorar o Senhor de acordo com Seus estatutos.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 8 de agosto de 2020

Salmo 122 – Por que ir à Igreja? –Parte 1

Uma pesquisa da Barna Research nos mostra que a presença na Igreja está caindo. Claro, não precisamos que uma empresa de pesquisa nos diga isso, porque podemos contar a presença nos cultos todos os domingos.

De acordo com Barna:

"43% dos adultos americanos frequentam a igreja em um fim de semana típico. (2002)

De meados dos anos 80 até meados dos anos noventa, a presença na igreja foi em uma montanha russa. Em 1986, 42% dos adultos participaram de um culto na igreja durante uma semana típica em janeiro. A presença aumentou constantemente, atingindo um pico de 49% em 1991, antes de iniciar uma descida muito lenta, mas constante, por volta de 43% em janeiro de 2002.

As pessoas não estão frequentando a igreja, até os membros não estão vindo para cultos regulares. A porcentagem de membros frequentando a igreja semanalmente é de cerca de 35%."

Barna também nos conta algo muito interessante "Entre as 7 Estatísticas Mais Controversas": “4. Até o final da década, 50 milhões de americanos procurarão ter sua experiência espiritual apenas através da Internet, e não em uma igreja; e mais de 100 milhões de americanos contarão com a Internet para prover alguns aspectos de sua experiência religiosa.”

Embora esses números sejam de 2002, refletem a mesma tendência em pesquisas recentes.

As pessoas estão procurando outros lugares e locais para suprir suas necessidades espirituais. A Igreja não é mais a principal fonte de crescimento espiritual e espiritualidade.

O Salmo 122, sendo um Salmo de Romagem nos diz do ânimo do povo quando eles estavam indo para a igreja. O salmista diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”A ideia de ir à igreja trazia alegria e felicidade.

Você se lembra da última vez que teve alegria ao pensar que ia à igreja? É a mesma felicidade que você tem quando vai a um jogo de futebol, um cinema ou um show? As expectativas e a excitação são as mesmas?

Por que deveríamos ser tão felizes e nos alegrar quando vamos à igreja?

Por que deveríamos ir à igreja? Este salmo nos dará algumas boas razões para ir à igreja.

A primeira razão é a COMUNHÃO. Esta é a primeira razão para ir à igreja que o salmista nos dá, comunhão. A viagem nunca foi sozinha para aqueles que estavam indo para Jerusalém. Famílias e amigos organizavam uma caravana para ir ao culto. A ideia de alguém ir sozinho era impensável.

O versículo 2 expressa esta ideia: “[2] Os nossos pés estão parados dentro das tuas portas, ó Jerusalém!”

E o versículo 4 nos diz que as tribos subiriam juntas. “[4] aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor,” havia uma expectativa não só de ir com a família e amigos, mas também de ver famílias e amigos que viviam em outras partes do país, e algumas em outras partes do mundo.

Nesta jornada, nós vamos juntos porque somos as tribos do Senhor. Somos a família de Deus, somos irmãos e irmãs e esta é uma reunião de família. Todo mundo deveria estar lá. Estaremos lá para enfrentar todas as dificuldades juntos. Vamos nos ajudar durante a viagem.

Há dentro de cada um de nós um desejo de pertencer, de ser parte de algo maior. A igreja, a Família de Deus, nos dá essa oportunidade.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas