quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A experiência de Pentecostes

Ao longo da história nós temos assistido movimentos que não só lembram do dia de Pentecostes, mas também tentam duplicá-lo no dia a dia. O movimento Pentecostal levou a experiência de Pentecostes para um novo patamar, mostrando um pouco de tudo, de curas e línguas até manifestações bizarras de controle em massa.
Todos os anos as igrejas cristãs tradicionais comemoram o dia de Pentecostes. Me parece que este é o único momento em que essas igrejas se lembram do evento e falam sobre seu significado. Como você pode ver nós estamos sendo atirados de um extremo para o outro, um grupo usando a experiência de Pentecostes para fazer qualquer coisa que eles querem e o outro apenas mencionando de vez em quando.
Você pode ler a história do Pentecostes no livro de Atos capítulo 2. Lá, aprendemos sobre os movimentos que o Espírito começou naquele dia importante na vida da igreja.
O primeiro movimento foi de impotente para poderosa. Quando Jesus pediu aos discípulos para voltarem a Jerusalém e ficarem lá, Ele disse isto: “Atos 1:8, Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra."Ele sabia, e eles sabiam que eles não tinham poder, não só para viver a vida cristã, mas também para cumprir a missão que Jesus deu a eles. O Pentecostes nos lembra que não podemos ser ou fazer nada sem o poder do Espírito Santo.
O segundo movimento é de local para universal. Aqui temos um grupo de discípulos Galileus fortalecidos pelo Espírito Santo para comunicar as Boas Novas para as pessoas de outras partes do mundo. Isto é como Lucas descreve: “Atos 2:6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.”A experiência de Pentecostes obriga a Igreja a avançar para além das suas paredes. Não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que temos o poder do Espírito Santo para tornar o Evangelho conhecido ao redor do mundo. Isto é o que os discípulos fizeram em sua geração.
Outro movimento é de pequeno para grande. A maioria dos discípulos eram de cidades pequenas. A maior cidade que eles conheciam era Jerusalém. Eles tinham um grupo de cerca de 120 pessoas (Atos 1:15) reunido em Jerusalém. Jesus pediu-lhes para levar a mensagem ao mundo inteiro. Em Pentecostes, o Espírito deu-lhes não só a coragem de proclamar o Evangelho, mas também trouxe pessoas para o rebanho da igreja. Depois que Pedro terminou a pregação, as pessoas responderam aceitando a sua mensagem: “Atos 2:41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;”A partir daí, o crescimento da igreja, contra todas as probabilidades, foi extraordinário. A presença e a obra do Espírito em nosso meio irão produzir esses resultados.
Assim sendo, meu amigo, deixe o mover do Espírito Santo capacitá-lo não só para viver a vida cristã, mas também para cumprir a missão cristã.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: