terça-feira, 7 de novembro de 2017

Pessoas que perderam um grande oportunidade de servir

No início dos anos 80, eu era o pastor de uma igreja de porte médio na capital de um estado muito importante no Brasil. Minha igreja juntamente com outras em parceria com a Mocidade Para Cristo organizou um evento especial para os jovens. Seria numa tarde de sábado. Porque queríamos um evento de alta qualidade, a Mocidade Para Cristo convidou o Rebanhão, uma banda de rock Evangélica muito conhecida. O evento foi um sucesso.
Naquele mesmo sábado à noite, recebi um telefonema do diretor da Mocidade Para Cristo. Ele estava muito chateado e decepcionado. Durante aquela semana inteira ele contactou muitas igrejas da cidade (as maiores) oferecendo o Rebanhão para se apresentar no domingo de manhã. Todas as despesas estavam cobertas, no entanto, ninguém queria tê-los em sua igreja ou envolver-se com eles.
Agora, já era sábado à noite e ele não tinha conseguido encontrar uma igreja para a banda. Eu disse a ele que minha igreja não era a maior da cidade, mas eu ficaria muito feliz em abrir as portas para eles e tê-los em nossas atividades do domingo de manhã. Não preciso te dizer o quão feliz ele ficou quando eu disse isso.
Eles vieram no dia seguinte. Eles instalaram seu próprio sistema de som e instrumentos no nosso templo. Eles dirigiram todo o programa; adoração, pregação, tudo, e eles fizeram muito bem. Fiquei feliz com a oportunidade de servi-los. O que eu não sabia é que aquela banda se tornaria a maior banda de Rock Cristão (Evangélica) na história do Brasil. Para mim, eles eram apenas jovens que queriam tocar e servir ao Senhor. A partir daí começamos uma amizade muito boa.
Você alguma vez já teve a oportunidade de servir alguém, e só depois descobriu que a pessoa era uma pessoa importante? Todos nós, de uma maneira ou de outra, já tivemos neste tipo de situação.
Agora, você alguma vez já perdeu este tipo de oportunidade? Você alguma vez já perdeu a oportunidade de servir alguém, mas você pensou que ele ou ela não era importante, assim sendo você deu uma desculpa esfarrapada e não fez nada, só para mais tarde descobrir que a pessoa era alguém muito importante ou famosa?
“Se arrependimento matasse, eu estaria morto.” Isto é o que nós dizemos quando perdemos esse tipo de oportunidade. Este provavelmente é o sentimento que um fariseu sentiu quando ele percebeu que teve a oportunidade de servir o próprio Jesus, o Messias, o Filho de Deus, e ele deixou a oportunidade passar.
Encontramos esta história no evangelho de Lucas, capítulo 7, versículo 36 a 50. Na maioria das vezes, vemos a história do ponto de vista de uma mulher que ungiu Jesus. Mas essa história é uma ilustração tremenda de uma oportunidade perdida. Foi isto o que aconteceu. Um fariseu convidou Jesus para jantar com ele. Muitas pessoas estavam presentes. Entre eles alguém que não tinha sido convidada, uma mulher com um passado terrível. Ela veio e lavou os pés de Jesus com suas lágrimas, os ungiu e os beijou.
Quando o anfitrião queixou-se, Jesus disse-lhe que ele não tinha oferecido água para Ele, ele não o beijou quando Ele chegou, e nem o ungiu (versos 44-46). Estas práticas eram esperadas do anfitrião, mas aquele fariseu perdeu uma grande oportunidade. Aquela mulher, mesmo com um passado sombrio, aproveitou a oportunidade e serviu o Senhor do universo, o Salvador e o Rei dos reis.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: