terça-feira, 10 de outubro de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Conclusão

“Todo mundo tem uma história de dor para contar.” Isto é o que um amigo e colega costumava dizer. Todos nós temos. Vivemos em um mundo quebrado, e nós também somos quebrados. O profeta Isaías coloca isto de uma maneira muito bonita: “Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!.” Isaías 6:5.”
Os Salmos de lamento descrevem situações reais que pessoas reais estavam passando em suas vidas. Eles não são ficção ou poemas criados para retratar a dor e o sofrimento humano. Não, os salmistas estavam passando por um momento muito difícil e decidiram compartilhar sua experiência com os outros. Nós somos abençoados por ter esses Salmos em nossas mãos. Deixe-me compartilhar com você por que.
Em primeiro lugar, porque eles nos mostram que todos estamos sujeitos a este tipo de situação. Às vezes pensamos que as coisas acontecem só com a gente. Nós somos os únicos a passar por dificuldades ou por esse tipo específico de dificuldades. Os salmistas experimentaram um pouco de tudo. Eles enfrentaram os inimigos de dentro e de fora. Eles lutaram no seu relacionamento com Deus. Foram maltratados por amigos e familiares. Eles tiveram que lidar com seus próprios pecados e erros.
A segunda razão para sermos abençoados com esses Salmos é que eles nos ensinam como ser verdadeiros com Deus no meio do nosso sofrimento. Os salmistas nos ensinam a orar e a dizer coisas que às vezes pensamos que seria errado dizer a Deus. Aprendemos com eles a sermos sinceros em nossas orações e clamores. Se dói, diga. E diga como é sem rodeios. Pensamos que se nós não dizemos, Deus não saberá o que estamos sentindo. Que baita estupidez. A Bíblia nos diz que Deus sabe o que estamos pensando e sentindo antes mesmo de podermos expressá-lo em palavras. Então, se você está passando por um momento difícil, abra a boca e diga.
A última razão por que somos abençoados com esses Salmos é que eles são supostamente para nos dar esperança e nos encorajar. Em todos esses Salmos temos os salmistas se vindo diante do Senhor com uma palavra de confiança e fé. Eles estão desesperados, eles reclamam, mas sempre chegam à conclusão de que Deus é um Deus poderoso, Ele é um Deus bom e misericordioso, e Ele sabe o que está acontecendo em nossas vidas.
Então, o meu desafio para você não é só ler os Salmos, mas também orá-los. Se você olhar com cuidado, você vai encontrar um salmo que descreve sua situação e seus sentimentos. Faça deles as suas palavras; mergulhe em seus versos. Abra seu coração para Deus e peça a Ele para intervir na sua situação. Não tenha medo, Deus está contigo e Ele está escutando.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: