segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Se estou te seguindo, por que eu ainda estou sendo perseguido?


Este Salmo começa dizendo que ele foi resgatado do poço. Ele reconhece que Deus o salvou e o restaurou. Isto é o que ele diz: “ Salmo 40:2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.”
Louvor e adoração seguiram essa redenção. Davi reconhece que ele não conseguiu sair do poço sem a ação de Deus e por causa disto ele era grato. “Salmo 40:3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus;”
Ele continua a afirmar que essa redenção foi mais do que apenas uma pequena ajuda. Davi reconhece que a redenção significa a rendição de toda a sua vida ao Senhor. Isto é como ele coloca: “Salmo 40:6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.” A expressão “abriste-me os ouvidos” é uma referência à servidão voluntária (Ex. 21:5-6).
Davi também menciona seu desejo de fazer a vontade do Senhor. “Salmo 40:8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” Ele não quer ser um servo nominal. Ele realmente quer seguir o Senhor, obedecer Seus mandamentos e obedecer a Sua lei.
Finalmente, Davi diz que ele vai proclamar a justiça do Senhor. Ele está fazendo um voto de ir a público com a sua decisão de seguir o Senhor. “Salmo 40:9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;”
Provavelmente, como eu, você está pensando, Uau este Davi está fazendo tudo o que ele pode para ser um bom membro da família de Deus. Ele foi resgatado, ele oferece adoração e louvor, e ele dedica sua vida para servir ao Senhor. O Senhor vai protege-lo e ajudá-lo, certo? Não necessariamente. Fazer tudo certo não é garantia de que nossa vida será sem problemas.
David aprendeu isso. Ele reclama que mesmo que ele estivesse fazendo tudo o que ele podia os problemas ainda estavam lá. “Salmo 40:12 Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniquidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração.”  E eles não eram poucos. Eles estavam vindo de tudo quanto é canto. Ele menciona seus pecados e os inimigos que o cercavam. Sim, os inimigos ainda estão lá. Estas são as expressões que Davi usa para descrever suas ações: “os que buscam a minha vida para destruí-la; “os que me dizem: Ah! Ah!”
Como o Davi, às vezes nós nos encontramos fazendo tudo certo e apesar disso continuamos a experimentar problemas e provações. Durante estes momentos devemos agir como Davi agiu, continue a fazer a coisa certa e implorar ao Senhor para nos salvar e nos ajudar. Vamos orar usando palavras de Davi: “Salmo 40:17 Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.”
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: