quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Eu sei que eu pisei na bola!

Como aprendemos com os Salmos de Lamento, na maioria das vezes, as pessoas ao nosso redor causam nossas provações. Eles não gostam de nós, eles se opõem a nós, e eles querem nos derrotar por muitas razões. O problema é que muitas vezes as tribulações que enfrentamos não são causadas por fontes externas, mas de dentro. Nós sofremos como consequência das coisas que fizemos.
O Salmo 38 fala sobre isso. Neste Salmo Davi chega à conclusão de que alguns dos seus problemas não são causados por Saul ou qualquer outro inimigo, mas por seus próprios pecados. Não me entenda mal, os problemas e provações que Davi enfrentava eram reais e dolorosos, mas eram apenas o resultado ou a consequência natural de uma coisa que Davi tinha feito. 
Davi compreendeu que Deus estava permitindo e usando as pessoas e as circunstâncias para puni-lo por coisas que ele fez. Ele abre o Salmo com estas palavras: “Salmo 38:1-2 ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e sobre mim a tua mão pesou.”
Neste salmo aprendemos com Davi como lidar com esse tipo de situação, como entender o que está acontecendo, reagir de forma correta, e seguir o caminho mais elevado. Precisamos entender que as vezes não podemos culpar nossos inimigos pelas nossas dificuldades, mas a nós mesmos. O que devemos fazer? Vejamos o que fez Davi.
1 – Reconhecer – A primeira atitude é reconhecer nossos pecados e nossos erros. Davi fez isso muitas vezes neste Salmo: “Salmo 38:4-5 Pois já as minhas iniquidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. As minhas chagas se tornam fétidas e purulentas, por causa da minha loucura.” Davi usa as expressões “minhas iniquidades submergem a minha cabeça” e “por causa da minha loucura”, para descrever que ele aceitou a responsabilidade pelo que está acontecendo com ele. Sim, os inimigos ainda estão indo atrás dele e ele ainda está sendo traído por seus amigos, mas ele só está colhendo o semeou.
2 – Confessar – A segunda atitude que nós aprendemos com Davi neste tipo de situação é confessar. Reconhecemos nossos pecados e agora precisamos vir perante o Senhor e dizer a Ele. Isto é o que ele fez: “Salmo 38:18 Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.” A palavra confessar significa: “Declarar (sempre de forma audível na presença da pessoa); especificamente, expor, prever, explicar”. Confissão é quando chegamos diante do Senhor e expomos o que nós fizemos e concordamos com Ele, que tudo o que fizemos foi errado, e nós sentimos muito.
3 – Pedir misericórdia – A próxima coisa que vemos Davi fazendo aqui neste Salmo é pedir misericórdia. Em todo este Salmo temos Davi pedindo para que o Senhor tenha piedade dele. Aqui estão os versos finais do Salmo: “Salmo 38:21-22 Não me desampares, ó Senhor; Deus meu, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.” Davi sabe que o Senhor é misericordioso e cheio de graça, e é a esse Deus que ele apresenta suas petições.
Meus amigos, às vezes nós vamos sofrer nas mãos de pessoas que são más e não gostam de nós, mas às vezes nossos sofrimentos e provações trarão a disciplina do Senhor por causa de nossos próprios pecados e erros. Como Davi, nós devemos reconhecê-los, confessá-los e pedir misericórdia.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: