terça-feira, 8 de agosto de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – O que posso fazer para provar a minha inocência?

É isto que temos no Salmo 26. Davi escreveu este salmo enquanto estava no exílio. Ele estava fugindo de Saul, e ele sabia que ele estava sendo acusado de coisas que ele não tinha feito. O pior é que ele não poderia defender-se. Ele não tinha seu dia no tribunal para explicar e provar que ele não fez isso. A sentença já tinha sido declarada... e ele teve que correr para salvar sua vida.
Neste salmo aprendemos com Davi algumas atitudes que devemos ter quando nos encontramos neste tipo de circunstância. Você é considerado culpado mesmo quando você não fez nada de errado.
A primeira coisa é pedir a Deus para nos ajudar. Esta é a primeira coisa que Davi disse: “Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar. Salmo 26:1." A palavra “Julgar” significa: “decidir, conduzir, defender, justificar; executar o acórdão, ser levado a julgamento; discutir a questão.” Davi está pedindo a Deus para ser o seu defensor e atuar como seu advogado.
A segunda coisa que Davi fez foi pedir a Deus para ser o seu juiz. Davi não tinha medo de declarar sua inocência perante o Senhor. Ele sabia que aquelas acusações eram falsas e ele implora a Deus para examinar sua vida e ver se ele tinha feito isso ou não. “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente. Salmo 26:2.” Ele continua falando “Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores. Odeio o ajuntamento de malfeitores; não me sentarei com os ímpios. Vs. 4-5.”
A terceira coisa que Davi fez foi não deixar as acusações e circunstâncias interferirem no seu relacionamento com Deus e sua vida de adoração. Isto é o que ele tem a dizer: “Lavo as minhas mãos na inocência; e assim, ó Senhor, me acerco do teu altar, para fazer ouvir a voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. ó Senhor, eu amo o recinto da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória. Salmo 26:6-8.” Infelizmente, na maioria das vezes quando as pessoas enfrentam acusações falsas e são consideradas culpadas, mesmo antes de um julgamento formal, uma das primeiras coisas que elas fazem é evitar a igreja. Elas desaparecem da comunhão dos irmãos e irmãs. Elas param de ir à adoração e se escondem até que a fumaça se dissipe e as coisas são esclarecidas. Essa é a atitude normal nestas circunstâncias. Davi fez o oposto. Ele não permitiu que essas falsas acusações interferissem com seu relacionamento com Deus nem com sua vida de adoração.
Finalmente, nós aprendemos com Davi que somos bons e inocentes, não porque somos melhores ou temos alguma característica especial. Não, é por causa da redenção e misericórdia de Deus. É por causa desta confiança que Davi é capaz de dizer “O meu pé está firme em terreno plano.” e “nas congregações bendirei ao Senhor. Vs. 12”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: