terça-feira, 15 de agosto de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Esta foi por pouco!

Essas histórias têm a capacidade de nos lembrar que Deus está trabalhando e Ele está nos protegendo. O Salmo 27, para alguns estudiosos, é baseado em uma daquelas situações. A luta contra os filisteus tinha começado de novo. Davi já estava avançado em idade, mas mesmo assim decidiu ir para a guerra. Nós poderíamos culpar a “síndrome de macho” do guerreiro para suas ações. O problema é que do outro lado havia um gigante, um outro gigante, chamado Isbi-Benobe. Ele jurou matar David e ele estava determinado a fazê-lo.
Aqui está o texto que nos diz o que aconteceu a seguir: “Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu; e, ferindo ao filisteu, o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à batalha, para que não apagues a lâmpada de Israel. 2Samuel 21:17.” Abisai teve que resgatar Davi, e depois disto seus homens lhe disseram que ele nunca mais iria para a batalha com eles novamente. Eles não queriam que ele morresse. O grande e poderoso Davi aposentou.
Neste Salmo Davi reconhece que Deus é sua luz e sua salvação. Mesmo que Davi estava sendo protegido e defendido por seus homens, era Deus quem estava por trás da cena usando seus homens para protege-lo. Às vezes não podemos ver a invisível e poderosa mão nas situações que enfrentamos na vida. Mas Davi tem isto a dizer: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmo 27:1.”
Depois daquele incidente a atitude de Davi mudou. Ele decidiu dedicar sua vida ao Senhor e ao Seu Templo, já que ele não seria capaz de ir mais para a guerra. Ele teve de se aposentar, assim sendo ele decidiu gastar tempo no Templo. Versículo 4-6, vemos Davi descrevendo o seu desejo de estar lá, para servir e se esconder no Templo. Este é um ponto muito interessante para todos aqueles que se aposentam. Seguir os passos de Davi, dedicar sua vida ao Templo, ajudar a sua igreja, servir e se envolver. No versículo 4 Davi nos diz isso: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmo 27: 4.”
Finalmente, Davi pede a Deus para não deixar seus inimigos acha-lo. Sua oração no resto do Salmo é para proteção. Ele sabe que mesmo não sendo capaz de lutar com o seu exército, os inimigos não parariam de vir atrás dele. Ele está confiante de que Deus iria proteger e guardá-lo, como Ele fez durante toda a sua vida. Ele sabia que os homens podem falhar, que exércitos podem ser derrotados, mas o Senhor é o único que pode mantê-lo seguro. No final do Salmo, ele nos encoraja a sermos fortes e colocar nossa confiança no Senhor: “Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. Salmo 27:14."
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: