terça-feira, 6 de junho de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – o que NÃO devemos fazer um ao outro

Durante esta série, aprendemos o que devemos fazer, mas neste último artigo da série, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que não devemos fazer uns aos outros como irmãos e irmãs. Aqui estão algumas delas:
Resmungar – Algumas pessoas têm a capacidade de encontrar defeitos e erros em tudo e em todos. Para elas nada é perfeito ou, pelo menos do seu ponto de vista. Quando elas veem algo que alguém está fazendo de forma diferente, elas começam murmurar e reclamar. Jesus e Tiago pediram aos discípulos para parar de fazer isso, “Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. João 06:43.” “Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Tiago 5:9.”
Mentir – A próxima coisa que não deve ser encontrada entre nós é desonestidade. Devemos sempre dizer a verdade e ser verdadeiro. Se você não pode dizer a verdade, não diga nada, mas não minta. O apóstolo Paulo nos diz que mentir é parte da nossa velha vida, a vida antes de Cristo, e por isso não deve estar em nossos lábios. “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, Colossenses 3:9.”
Competir – A terceira coisa que irá danificar a nossa vida em comunidade é a concorrência. Nós comparamos nossa vida, família, Igreja e outras coisas e pessoas com os outros e queremos sempre ter melhor, maior, mais bonito, etc. Infelizmente este é um verdadeiro problema para os cristãos de hoje. Paulo escreveu aos Gálatas e teve isto para dizer a eles: “Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:26.”
Julgar – A outra atitude que impede o nosso crescimento espiritual na Comunidade é o julgamento. Acreditamos que estamos certos e nosso irmão e irmã está errada, ou que não são nem nosso irmão e irmã. Esta atitude nos bloqueia de ter comunhão com outros que não estão na mesma fase da jornada cristã que pensamos que estamos. “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14:13.”
Disputar – Quantas igrejas você conhece que começou por causa de algum tipo de disputa? Quantos irmãos e irmãs deixaram uma congregação por causa de disputas e altercações temperamentais sem amor? Quantas pessoas deixaram a fé porque a forma como foram tratadas foi totalmente errada. Isto não é algo novo. Olha o que Paulo escreveu aos Gálatas: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. Gálatas 5:15.”
Caluniar – Se devemos viver em comunidade nós devemos guardar a nossa língua. Devemos cuidar com o que dizemos e como dizemos. Não precisamos concordar com tudo o que nossos irmãos e irmãs dizem ou fazem, mas devemos ser extremamente cuidadosos, como podemos reagir e expressamos nossas opiniões. Falar mal, difamar e caluniar não devem ser parte do nosso comportamento, desde que nós somos discípulos de Cristo. Isto é o que Tiago escreveu: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. James 4:11.”
Assim sendo, irmãos e irmãs, vamos viver em comunidade e fazer uns aos outros o que Jesus e seus Apóstolos nos pediram para fazer.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: