terça-feira, 18 de outubro de 2016

Servos desconhecidos - a viúva estrangeira que alimentou Elias

Elias era um profeta em fuga. Ele tinha acabado de entregar uma mensagem poderosa para Acabe, um dos reis mais malvados que Israel tinha conhecido. Acabe estava adotando a idolatria e não só adorava outros deuses, mas forçava as pessoas a fazer o mesmo. Elias foi enviado por Deus para dizer à Acabe que por um período de 3 anos e meio não haveria nenhuma chuva naquela região. Você pode encontrar esta história em 1Reis 17.
Depois que ele profetizou Deus lhe disse para correr porque Acabe iria conectar a seca às palavras do Profeta e tentar matá-lo. Elias se escondeu no ribeiro Querite, ao leste do rio Jordão, onde ele bebia do riacho e era alimentado por corvos. Depois o riacho secou, porque não havia nenhuma chuva na terra, o Senhor o mandou para uma terra estrangeira, Sarepta em Sidon, onde uma viúva daquele lugar lhe forneceu comida.
Não sabemos muito sobre a mulher. Mas o que sabemos é suficiente para concluir que não era um bom negócio para o profeta. Ela era uma mulher, uma viúva, uma estrangeira, pobre e com um filho. Em sua primeira interação ficou claro que ela era um caso perdido. Quando Elias pediu água e comida ela disse-lhe que ela não tinha muito e ela estava pronta para preparar a última refeição que ela e o filho dela iriam comer. Eles estavam prontos para morrer.
Há algumas lições nesta história que eu gostaria de compartilhar com vocês. A primeira é que Deus usa as pessoas carentes e circunstâncias difíceis para nos ajudar, não só em nossas vidas, mas também em nossos ministérios. É claro que ela tinha muitas coisas que estavam contra ela e ela mal tinha comida suficiente para ela e seu filho, e agora este israelita vem aqui lhe pedir ajuda. Ela o ajudou de qualquer forma e por um longo tempo ela tomou conta dele.
A segunda lição que aprendemos nesta história é que o serviço dela começou com um simples copo de água. Isto é o que Elias pediu a ela. Depois veio um bolo e depois veio a hospedagem que ele precisava. Às vezes até pessoas que não conhecemos nem o nome nos alcançam com pequenos atos de bondade e vão a extremos para nos ajudar e nos servir.
A terceira lição que aprendemos nesta história é que ela foi uma bênção para Elias e ele foi uma bênção para ela. Na narrativa de 1Reis 17, Deus diz isto a Elias: “Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 1Reis 17:9” mas em Lucas Jesus tem isto a dizer: “Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom. Lucas 4:25-26.” Para Elias, ela era a providência de Deus para ele. Deus iria sustentá-lo através dela. E ao mesmo tempo, Elias era a providência de Deus para ela e seu filho.
Finalmente, aprendemos que quando estamos dispostos a servir, a sacrificar e acreditar, nós seremos recompensados. Ela e o seu filho tiveram comida e água durante toda a seca e quando seu filho adoeceu e morreu, Elias o ressuscitou dentre os mortos. Às vezes Deus colocará pessoas que não conhecemos em nossas vidas para nos ajudar e às vezes ele nos colocará na vida de algumas pessoas para ajudá-las. Em ambos os casos todos serão abençoados.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Um comentário:

Eliomário Rocha disse...

Palavra edificante, Deus continue abençoando sua vida e ministério.