terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Pessoas insignificantes mudando o mundo

Alguns dias atrás eu vi uma entrevista de um pastor que estava tentando explicar para o repórter porque ele precisava de um jato particular. A principal razão que ele deu foi que, para ele fazer seu ministério, o jato era indispensável. Hoje em dia nós temos sido bombardeados com a ideia de que se queremos fazer diferença, é preciso ser rico e importante. Igrejas e pastores estão enfatizando esta assim chamada “teologia da prosperidade”. Eles acreditam que, se não tivermos dinheiro, nós não faremos diferença em nosso mundo.
Acho que uma das razões que Deus escolheu essa família para Seu Filho nascer era para provar que essa ideia é errada. José era um simples carpinteiro de uma pequena aldeia num país pequeno no canto do mundo dominado pelo Império Romano. Maria era uma mulher muito jovem daquela mesma aldeia. Jesus nasceu naquela família. Eles não tinham os meios para uma vida de luxo. Em outras palavras, eles eram pobres.
Isso nos é mostrado quando eles apresentam Jesus no templo. Aqui está o texto: “Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos”. Lucas 2:22-24” no Antigo Testamento aprendemos que esta oferta era para aqueles que não podiam pagar um cordeiro (Levítico 12:8).
Jesus mais tarde em seu ministério diria isso: “Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus 8:20.” Quando Ele chamou seus discípulos, Ele não colocou nenhuma ênfase na posição social. Eles eram pessoas insignificantes. Quando Pedro e João estavam na presença do Sinédrio, isto é como Lucas descreveu a reação dos líderes com respeito a eles: “Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. Atos 4:13.” Para os líderes, os apóstolos pareciam pessoas analfabetas, ignorantes e muito comuns.
Foram aquelas pessoas simples, inexperientes e ignorantes que mudaram o mundo. Quando Paulo escreveu para a Igreja de Corinto, ele deixa isso claro: “Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. 1Coríntios 1:26-29.”
O Natal nos ajuda a entender e crer que Deus usa quem Ele quer para fazer o Seu trabalho, e na maioria das vezes Ele vai usar os insignificantes. Você não fica contente de fazer parte desse grupo? Deus quer fazer mudanças neste mundo e Ele quer usar você, mesmo que você pense que não vai conseguir fazer o que Ele está pedindo ou que você não é o melhor para o trabalho.
Meu irmão e irmã, nesta época agradeça a Deus por Sua graça e poder e deixa Ele te usar para fazer mudanças em nosso mundo.
Tenha uma semana abençoada e um Feliz Ano Novo!
Pastor Lucas

Nenhum comentário: