sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Natal - um evento pequeno com proporções cósmicas

Outro menino judeu nasce numa pequena cidade de um país que foi dominado pelo vasto e poderoso Império Romano. Esta é a descrição do Natal. A família não era importante, a cidade não era importante, pelo menos no mundo daquela época, e o país estava sob o domínio dos romanos.
Naquela época reinava Octaviano conhecido no Novo Testamento como César Augusto. Ele governou de 27 A.C. a 14 D.C. Ele era o imperador na época do nascimento de Jesus. O Império Romano veio a existir como uma unidade homogênea e estável sob controle imperial como se fosse planejado, aproximadamente no início da era do Novo Testamento. Ele controlava grande parte do mundo conhecido daquela época e tinha um exército poderoso e bem treinado.
Quando colocamos o nascimento de Jesus no Império Romano, o evento parece pequeno e insignificante. Além disso, nós podemos ainda adicionar o lugar onde Ele nasceu - uma manjedoura. A situação era tão caótica que eles não tinham sequer um lugar decente para ficar. Uma pequena cidade no mapa, uma família insignificante, sob o poderoso domínio dos romanos.
É neste cenário que Deus planejou o nascimento de Seu Filho neste mundo. Tudo parecia tão pequeno, mas o evento teve uma proporção cósmica. O universo iria mudar com o nascimento do menino. Os reinos espirituais iriam ser realinhados, tanto quanto os reinos naturais. Ele traria a redenção e transformação. Um novo Reino mais poderoso do que o império romano seria estabelecido, um Reino que não teria fim.
Quando olhamos para a manjedoura, para aquela cidade, para aquele país, aquela família, é difícil acreditar nas mudanças que ocorreram através daquele homem. A pergunta que vem à mente é “porquê?” Por que Deus decidiu vir a este mundo naquela cidade, através daquela família? Parece-me que Deus sempre faz isso. Ele escolhe pequenos eventos para anunciar grandes mudanças.
Esta é a ênfase que encontramos ao longo das Escrituras; o menor, o mais insignificante, o desprezado. Eles são os que Deus usa para fazer a diferença em nosso mundo. Isto é o que Deus disse ao profeta Miquéias sobre o evento: “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2.” 
Para Deus, não importa o quão pequeno é o lugar, quão insignificante e impotente é a pessoa. Quando Ele decide fazer algo grande, Ele o fará, e na maioria das vezes, Ele escolherá pequenas coisas para realizar grandes coisas. Isto é o que Paulo escreveu aos Coríntios: “Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. 1Coríntios 1:27-29.”
Meu irmão e minha irmã, o Natal nos ensina que Deus pode usar até você e eu para fazer grandes coisas neste mundo. Através de nós, Ele pode mudar o destino eterno das pessoas ao nosso redor e longe de nós. Só precisamos estar disponíveis para Ele nos usar.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: