terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 7 - não se isole

Isolamento - É uma das primeiras reações que temos quando nos tornamos o remanescente. Quando vemos pessoas indo para o lado oposto e fazendo coisas que acreditamos serem erradas, a primeira atitude é pensar que estamos por nossa conta. Temos que cuidar de nós mesmos, e que não podemos contar com mais ninguém.
Quando o profeta Elias foi perseguido, ele correu, mas não só isso, ele correu sozinho porque ele pensou que ele era o único fiel a Deus, ele tomou uma decisão sem verificar se outras pessoas fiéis a Deus tinham sido deixadas para trás. Ele pensou que ninguém estava com ele e por causa disto ele isolou-se, correndo para um lugar deserto, pensando que ele estaria seguro lá. Ele esperava estar a salvo não só de Acabe e Jezabel, mas também de Deus. Elias tornou-se inimigo público número um em Israel, e ele acreditava que não podia confiar em ninguém. Ele era um homem procurado, e o rei e a rainha queriam a cabeça dele.
Às vezes, ser um remanescente irá produzir este tipo de medo em nós. Nos isolaremos, pensando que todo mundo está contra nós e ninguém, nem mesmo uma pessoa pensa como pensamos e acredita no que nós acreditamos. Quando chegarmos a este ponto nós faremos o que Elias fez, fugiremos para um lugar deserto, onde ninguém possa nos encontrar, nem mesmo Deus. Às vezes podemos nos isolar dentro de uma igreja grande, onde ninguém nos conhece. Medo, decepção, estresse e incredulidade marcaram a viagem de Elias. Ele estava pronto para morrer. Talvez ele pensasse que nem Deus podia fazer alguma coisa em sua situação. Encontramos essa história em 1Reis 19. O grande Elias, o profeta que realizou milagres extraordinários, agora está com medo e isolado, pensando que seu ministério e serviço ao Senhor está acabado. Sua vida e trabalho não tem valor.
É neste momento da sua história que Deus se mostra, fala com ele, corrige sua visão errada e o manda de volta. Aqui está a primeira coisa que Deus diz a ele: “E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?Esta foi a primeira coisa que Deus lhe disse. Quando nos tornamos remanescentes e nossas crenças e opiniões não são sequer ouvidas, nós podemos tentar nos isolar, e ir para lugares onde ninguém nos encontrará. Nesses momentos, nós tendemos a esquecer que o nosso Deus sabe tudo e vê tudo. Ele vai nos encontrar. E sua primeira pergunta será “O que fazes aqui?”
Meu irmão e irmã, se você faz parte dos remanescentes, se você acha que a sua fé e ideias não são aceitas, não se isole. Deus ainda tem muitos fiéis remanescentes e temos que ficar juntos, apoiar uns aos outros e continuar a servir a Deus.
A viagem vai ser longa e difícil. Por isso precisamos de toda ajuda que pudermos conseguir. Deus ainda tem muita coisa para nós fazermos, assim sendo não desapareça. Junte-se aos que foram deixados para trás e vamos ao trabalho.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: